Lipoma de corpo caloso: relato de caso

  • Francisco Daniel Bezerra Amorim Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Isabela Orieta de Oliveira Macedo Universidade Federal do Cariri
  • Moacir Pereira Leite Neto Universidade Federal do Cariri
  • Francisco Marcos Bezerra Cunha Universidade Federal do Cariri
  • Isabel Monique Leite Romualdo Universidade Regional do Cariri
Palavras-chave: Lipoma, Corpo caloso, Epilepsia

Resumo

Lipoma de corpo caloso é uma condição clínica rara. A epilepsia é a manifestação mais comum,  mas também há casos assintomáticos, sendo um achado ocasional em exames de imagem ou autopsia. O caso relata uma situação clínica infrequente, cujo diagnóstico foi definido após realização de exames de neuroimagem. Paciente de 39 anos, que aos 10 anos de idade apresentou crise convulsiva, sendo iniciado tratamento com fenobarbital, ficou em uso deste por 4 anos com bom controle do quadro, sendo suspenso após esse período, e permanecendo assintomática. No entanto, durante a gravidez, houve recidiva das crises, com retomada do uso das medicações, mesmo assim esta persistiu com dois episódios convulsivos ao mês. A paciente foi submetida a exames de neuroimagem que evidenciaram o lipoma de corpo caloso, sendo optado pelo tratamento clínico. Diante dos avanços nos métodos de neuroimagem para diagnóstico, a probabilidade de essa má-formação ser diagnosticada, mesmo quando assintomática, tem aumentado. A ressecção do lipoma de corpo caloso, como descritos na literatura, tem mostrado resultados catastróficos, sendo assim, em casos assintomáticos ou achado incidental o tratamento deve ser conservador, como no caso da paciente em estudo.

Biografia do Autor

Francisco Daniel Bezerra Amorim, Universidade Federal do Ceará (UFC)
Residente de Clínica Médica, Universidade Federal do Cariri.
Isabela Orieta de Oliveira Macedo, Universidade Federal do Cariri
Residente de Clínica Médica, Universidade Federal do Cariri.
Moacir Pereira Leite Neto, Universidade Federal do Cariri
Mestrado em Ciências da Saúde, Especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica, Professor das disciplinas de neurologia e semiologia, Universidade Federal do Cariri.
Francisco Marcos Bezerra Cunha, Universidade Federal do Cariri
Doutorado em Neurologia, Especialista em Neurologia e Neurofisiologia Clínica, Professor adjunto de Neurologia, Universidade Federal do Cariri.
Isabel Monique Leite Romualdo, Universidade Regional do Cariri
Enfermeira, Especialista em Política em Saúde Coletiva, Universidade Regional do Cariri.
Publicado
2018-12-26
Seção
RELATOS DE CASO