Teratoma oral (epignathus) associado a teratoma cervical gigante congênito: relato de caso e revisão de opções terapêuticas

Autores

  • Benedita Tatiane Gomes Liberato Centro Universitário INTA (UNINTA) http://orcid.org/0000-0002-7398-9791
  • Lara Martins Rodrigues Centro Universitário INTA (UNINTA)
  • Ana Rita Sampaio Carneiro Centro Universitário INTA (UNINTA)
  • Danielle Rocha do Val Centro Universitário INTA (UNINTA)
  • Ellana Frota Ribeiro Didier Centro Universitário INTA (UNINTA)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2019v59n1p67-70

Palavras-chave:

Teratoma, Anormalidades congênitas, Insuficiência respiratória

Resumo

Objetivo: relatar o caso de um teratoma oral associado à teratoma cervical congênito, destacando a gravidade e as dificuldades terapêuticas associadas. Metodologia: a pesquisa foi realizada através da avaliação do prontuário de uma paciente com diagnóstico de teratoma oral associado à teratoma cervical gigante congênito em julho de 2017, no hospital secundário no interior do Estado do Ceará, após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pela mãe. Descrição do caso: recém-nascido de parto vaginal, realizado com 36 semanas de idade gestacional. Na admissão pré-termo tardio apresentava lesão volumosa pediculada que se projetava a partir da boca associada à volumosa massa cervical à direita com comprometimento de mandíbula. Paciente evolui com desconforto respiratório intenso, bradicardia por compressão de vias aéreas e quadro de choque séptico e pancitopenia. Evoluiu ao óbito com 16 dias de vida. Discussão: os teratomas congênitos mais comuns são sacrococcígeos, seguidos pelos de gônadas, mediastino anterior, retroperitônio e orofaringe. O teratoma oral é mais raro e compreende menos de 2%, podendo levar à asfixia e insuficiência respiratória severa. Conclusão: o teratoma oral pode ser diagnosticado durante o pré-natal, através da realização de uma ultrassonografia ou ressonância, sendo recomendado cesariana.

Biografia do Autor

Benedita Tatiane Gomes Liberato, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Discente do curso de Medicina  do Centro Universitário INTA – UNINTA e Integrante da Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral.

Lara Martins Rodrigues, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Discente do curso de Medicina  do Centro Universitário INTA – UNINTA e Integrante da Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral.

Ana Rita Sampaio Carneiro, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Discente do curso de Medicina  do Centro Universitário INTA – UNINTA e Integrante da Liga Acadêmica de Clínica Médica de Sobral.

Danielle Rocha do Val, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Docente do curso de Medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA. Doutorado em Biotecnologia pela Rede Nordeste em Biotecnologia (RENORBIO-UFPE) (2017).

Ellana Frota Ribeiro Didier, Centro Universitário INTA (UNINTA)

Docente do curso de Medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA .  Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Ceará (2008). Residência médica em pediatria no Hospital Infantil Albert Sabin e Residência médica em neonatologia na Maternidade Escola Assis Chateaubriand Fortaleza – Ce.

Downloads

Publicado

2019-03-29

Edição

Seção

RELATOS DE CASO