Metástase axilar como apresentação de melanoma oculto: relato de caso

Autores

  • Lucas Roberto Silva Gomes Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Irapuan Teles Araújo Filho Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n2p38-43

Palavras-chave:

Melanoma, Metástase linfática, Excisão de linfonodo

Resumo

Objetivo: relatar um caso de linfonodomegalia axilar metastática como apresentação de melanoma oculto diagnosticado em uma paciente no Hospital Universitário Walter Cantidio (HUWC-UFC) em 2017. Metodologia: resgatou-se o prontuário no Serviço de Arquivos Médicos do HUWC, onde a paciente foi atendida em ambulatório de Cirurgia Oncológica e realizada cirurgia de ressecção de tumor em axila. Iniciou-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional, abrangendo relatos de caso, estudo de casos, artigos de revisão escritos nas línguas inglesa, portuguesa e espanhola. Resultados: paciente, 60 anos, sexo feminino, chegou ao ambulatório de cirurgia oncológica do HUWC com linfonodomegalia axilar direita, dolorosa, diâmetro de aproximadamente 10 cm, com 6 meses de evolução. Traz resultado de histopatológico de março 2017 mostrando linfadenectomia axilar metastática com células em anel de sinete. Imuno-histoquímica sem alterações que direcionasse o diagnóstico. Pesquisada e descartada neoplasia gástrica. Iniciou-se quimioterapia para neoplasia de mama sem resposta adequada. Solicitado revisão de imuno-histoquímica que agora demonstra positividade para Mel-CAM. Realizada exérese de linfonodomegalia axilar direita com margens cirúrgicas. Conclusões: temos uma frequência de 3,2% de melanoma metastático com tumor primário oculto sendo relevante e necessário relatos de casos para constante discussão deste tema.

Biografia do Autor

Lucas Roberto Silva Gomes, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Medico, formado pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte, Residente de Cirurgia Geral no Hospital Universitario Walter Cantidio (HUWC-UFC).

Irapuan Teles Araújo Filho, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Universidade Federal do Ceará (UFC)

Medico, cirurgião oncológico, preceptor da Residencia Médica de Cirurgia geral do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)-UFC, preceptor da Residencia de Cirurgia Oncologica do Instituto do Cancer do Ceará (ICC).

Downloads

Publicado

2020-06-23

Edição

Seção

RELATOS DE CASO