Mortalidade hospitalar de recém-nascidos de muito baixo peso em uma maternidade terciária no município de Fortaleza–CE

Autores

  • Nidia Paola Lima Leandro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Eveline Campos Monteiro de Castro Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC)
  • Maria Márcia Farias Trajano Fontenele Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC)
  • Liliana Soares Nogueira Paes Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n3p24-28

Palavras-chave:

Recém-nascido prematuro, Recém-nascido de muito baixo peso, Mortalidade neonatal, Mortalidade infantil.

Resumo

Objetivos: Avaliar a taxa de mortalidade hospitalar de recém-nascidos de muito baixo peso do serviço de Neonatologia de uma maternidade pública terciária do município de Fortaleza. Metodologia: Coorte retrospectiva a partir de dados secundários, com inclusão de todos os recém-nascidos vivos com peso de nascimento menor que 1500g nascidos na Maternidade Escola Assis Chateaubriand em Fortaleza no período de 01/01/18 a 30/06/18. Os recém-nascidos foram seguidos do nascimento até a alta ou óbito hospitalar. Curvas de sobrevivência foram obtidas através do método de Kaplan Meier que compararam recém-nascidos por faixas de 250 gramas de peso. Resultados: Foram analisados 80 pacientes. 53,7% apresentavam peso de nascimento menor que 1000g e esses foram responsáveis por 82,0% dos óbitos estudados. O coeficiente de mortalidade hospitalar foi de 487,5 a cada 1000 nascidos vivos com peso de nascimento menor que 1500g. O coeficiente de mortalidade neonatal foi 412,5/1000, enquanto que o pós-neonatal foi 75/1000. A taxa de mortalidade neonatal precoce foi 287,5/1000 e a tardia 125/1000. A sobrevivência dos neonatos estudados foi de 51,3%. Conclusão: Os resultados mostram uma alta taxa de mortalidade, ratificando a necessidade de esforços constantes para melhoria da assistência aos recém-nascidos de muito baixo peso.

Biografia do Autor

Nidia Paola Lima Leandro, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Médica Pediatra e Neonatologista, Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Eveline Campos Monteiro de Castro, Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC)

Doutora em Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Médica Pediatra e Neonatologista, Fortaleza, Ceará, Brasil.

Maria Márcia Farias Trajano Fontenele, Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC)

Mestre em Pediatria pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Médica Neonatologista, Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Liliana Soares Nogueira Paes, Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC)

Mestre em Pediatria pela Universidade Federal do Ceará. Médica Neonatologista, Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC), Fortaleza, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS