Análise das prescrições e notificações de psicotrópicos dispensadas em uma farmácia da cidade de Sobral, Ceará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n4p5-10Palavras-chave:
Prescrições, Psicotrópicos, FarmáciaResumo
Objetivo: Traçar o perfil das prescrições de psicotrópicos em uma farmácia comunitária do município de Sobral, Ceará. Metodologia: Foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, onde foram coletadas 849 prescrições de psicotrópicos, referentes aos meses de fevereiro e março de 2016, observando os seguintes aspectos: sexo dos consumidores, tipos de psicotrópicos mais comercializados, classe terapêutica que teve maior dispensação, tipologia mais prescrita, classe médica que mais prescreveu e os possíveis erros na prescrição. Resultados: As mulheres representaram 62,6% dos usuários; a especialidade médica que mais prescreveu foi a Clínica Geral (35,9%), seguida pela Psiquiatria (28,1%); os medicamentos mais comercializados foram os antidepressivos (34,5%), seguidos pelos ansiolíticos (20,8%), antiepilépticos (16,5%) e antipsicóticos (12,7%). A principal irregularidade observada foi o nome do medicamento em desacordo com a Denominação Comum Brasileira (DCB) em 73,38% das prescrições. Conclusão: Os resultados indicam a necessidade de uma maior conscientização dos profissionais prescritores, de forma a tornar a prescrição mais correta possível, possibilitando ao usuário um atendimento pleno e eficaz.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.