Protocolo de abreviação do jejum pré-operatório no Hospital Universitário Walter Cantídio
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e41353p1-5Palavras-chave:
Jejum, Assistência Perioperatória, ProtocolosResumo
Introdução: A abreviação do jejum perioperatório, apesar de segura, ainda é pouco aplicada em alguns centros hospitalares. Estudos confirmaram que a redução do jejum pré-operatório para até 2 horas com líquidos claros não adicionou riscos à indução anestésica em cirurgias eletivas. Objetivo: Desenvolver uma proposta de protocolo de abreviação de jejum pré-operatório a ser aplicado no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), baseado nas orientações do Projeto ACERTO (Aceleração da Recuperação Total Pós‑operatória). Métodos: Foi realizada averiguação das recomendações do projeto ACERTO e considerações a respeito dos horários de cirurgias e das rotinas de internação hospitalar do Serviço de Cirurgia Geral e Oncológica, para estabelecer uma adequação das recomendações do programa para a realidade do serviço e elaboração deste protocolo. Resultados: Elaboração do protocolo de abreviação do jejum pré-operatório na enfermaria de Cirurgia Geral e Oncológica do HUWC e enumeração de situações clínicas em que não deve ser aplicada a abreviação do jejum pré-operatório. Conclusão: Protocolos multimodais, como o ACERTO, são capazes de contribuir para a aceleração da recuperação do paciente cirúrgico. É fundamental que haja comunicação multidisciplinar eficaz e treinamento periódico dos participantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.