Úlcera lingual como manifestação de tuberculose sistêmica – relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e41668p1-6Palavras-chave:
Tuberculose, Manifestações bucais, Diagnóstico, TerapêuticaResumo
A tuberculose é uma doença infecciosa crônica causada pelo mycobacterium tuberculosis. Lesões orais da tuberculose, embora incomuns, podem ser observadas e se caracterizam como úlceras crônicas e indolores. O objetivo desse trabalho é relatar um caso clínico de um paciente masculino, apresentando tuberculose em boca. Paciente procurou o serviço de estomatologia do Hospital Municipal Rocha Maia, RJ, Brasil, com queixa principal de dificuldade ao se alimentar e rouquidão, além de tosse e perda de apetite. Foi solicitada tomografia de tórax evidenciando no pulmão áreas de opacidade em vidro fosco e lesão nodular. Ao exame físico intrabucal observa-se lesão ulcerada extensa em ventre e borda lateral de língua e assoalho de boca, dolorosa e de borda endurecida. No exame de baciloscopia nota-se positividade para o mycobacterium tuberculosis. Diante de todos os achados foi realizada a biópsia incisional, e o exame histopatológico revelou diagnóstico de tuberculose. O tratamento proposto foi 2RHZE e 4RHb na fase de manutenção sendo 3 comprimidos ao dia. O presente relato mostra a importância da realização de uma boa anamnese e exame clínico minucioso pelo cirurgião dentista considerando que a lesão oral da tuberculose é diagnóstico diferencial para o carcinoma de células escamosas e outras doenças infecciosas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.