Análise dos exames realizados por residentes de radiologia e diagnóstico por imagem do Hospital Universitário Walter Cantídio
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e41692p1-7Palavras-chave:
Internato e residência, Serviço Hospitalar de Radiologia, Sistemas de Informação em Radiologia, Hospitais de Ensino, Ensino, Avaliação EducacionalResumo
Objetivo: Determinar o perfil quantitativo dos exames realizados com participação dos residentes de radiologia e diagnóstico por imagem (RDI) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e compará-lo com normativas e requisitos de entidades nacionais e internacionais. Metodologia: Estudo retrospectivo realizado através do levantamento de relatórios gerados por sistema médico-hospitalar da instituição relacionados a todos os exames de imagem finalizados e assinados por residentes de RDI, no período de março de 2016 a fevereiro de 2018, com natureza exclusivamente quantitativa. Resultados: No período, foram realizados 47911 exames em 22694 pacientes, com proporcional de 2555,28 exames por residente por ano, sendo 31096 realizados por residentes do primeiro ano (R1), 10402 por residentes do segundo ano (R2) e 6413 por residentes do terceiro ano (R3). Os exames de ultrassonografia predominaram no R1 e R2; e os de tomografia computadorizada e ressonância magnética no R3. Das ultrassonografias e tomografias, predominaram exames de medicina interna, e dos exames de ressonância magnética, predominaram exames de neuroimagem e cabeça e pescoço. Conclusão: Exposto quantitativo de exames realizados por residentes, traduzindo o perfil do serviço deste hospital terciário. Os dados auxiliam no planejamento das atividades de ensino, provendo insumos para desenvolvimento de protocolos e programas de controle de qualidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.