Alterações hematológicas no paciente portador de HIV no momento do diagnóstico e seis meses após o início da terapia antiretroviral
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e41990p1-7Palavras-chave:
HIV, Hematologia, Agentes antirretroviraisResumo
A avaliação dos dados hematológicos associados à contagem de CD4+ e a quantificação da carga viral podem contribuir para o monitoramento da infecção pelo HIV. Objetivo: descrever as citopenias encontradas nos pacientes portadores de HIV no momento do diagnóstico e seis meses após o início da terapia antirretroviral. Metodologia: esta pesquisa é exploratória, descritiva e quantitativa, realizada entre janeiro e junho de 2018, através de questionário socioeconômico-demográfico e clínico. Resultados: a análise dos dados apontou resultados significativos em relação às alterações hematológicas dos pacientes com HIV/AIDS, no qual, após seis meses do diagnóstico, houve aumento dos níveis de Hemoglobina/Hematócrito (P= 0,010/0,001), melhorando a anemia provocada pela doença, como também uma diminuição das taxas de Ferritina (P= <0,001), LDH (P= 0,006), Reticulócitos (P=0,001), TIBC (P= 0,007) e T4 Livre (P= 0,013), com efeito fisiológico benéfico para o organismo do paciente. Além disso, a carga viral atingiu níveis plasmáticos indetectáveis, elevando a quantidade de linfócitos CD4+, recuperando, assim, a imunidade. Conclusão: Todas as alterações hematológicas, isoladas ou combinadas, refletiram na ação direta do HIV sobre a medula óssea. Portanto, inflamações e/ou infecções oportunistas, deficiências nutricionais, efeito colateral de medicamentos e neoplasias estão correlacionadas diretamente com o grau de imunossupressão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.