Primeira experiência de tireoidectomia endoscópica transoral por acesso vestibular (TOETVA) no Hospital Universitário Walter Cantídio: relato de dois casos

Autores

  • Marcelo Emanuel Ericeira da Costa Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
  • Wellington Alves Filho Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC); Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisco Januário Farias Pereira Filho Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC); Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Caio Fortier Silva Universidade Federal do Ceará(UFC)
  • Letícia Chaves Vieira Cunha Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Luis Alberto Albano Ferreira Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC); Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n3p51-55

Palavras-chave:

Glândula tireoide, Tireoidectomia, Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos

Resumo

Objetivos: Relatar a experiência inicial com a tireoidectomia transoral endoscópica por abordagem vestibular (TOETVA) no Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC. Metodologia: Relatamos o caso de duas pacientes submetidas à TOETVA no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio-UFC. As pacientes do estudo tinham 40 e 31 anos de idade, ASA I, com nódulo de 3,9 cm e 2,1 cm, respectivamente. Dados das pacientes, citologia, complicações, tempo cirúrgico, sintomas pós-operatórios e tempo de internação foram registrados. Resultados: Duas pacientes do sexo feminino foram submetidas a tireoidectomia parcial em maio de 2019. Suas respectivas idades eram 40 e 31 anos. Citologia: Bethesda II e Bethesda IV. O resultado histopatológico final confirmou benignidade. As duas pacientes queixaram-se de dor e hipoestesia no mento de baixa intensidade no pós-operatório. A internação de ambas as pacientes durou dois dias. Conclusões: A TOETVA é uma técnica cirúrgica relativamente nova, porém, segura e eficaz, com excelentes resultados estéticos, sendo uma excelente possibilidade de tratamento para pacientes selecionados.

Downloads

Publicado

2020-09-28

Edição

Seção

RELATOS DE CASO