Manifestações oculares em crianças com síndrome congênita do vírus Zika
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n4p25-31Palavras-chave:
Zika vírus, Transmissão vertical, Manifestações ocularesResumo
Objetivo: Descrever o perfil epidemiológico e as alterações oculares em recém-nascidos acompanhados em um ambulatório de síndrome congênita do vírus Zika (SCZ) no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), em Natal, Rio Grande do Norte. Metodologia: Estudo retrospectivo, transversal e descritivo pela análise de prontuários de 32 pacientes com diagnóstico de SCZ submetidos a exame oftalmológico entre janeiro e agosto de 2016, no serviço de oftalmologia do HUOL. Resultados: Metade dos pacientes era do sexo masculino e a idade média ao exame foi 4,9 meses de vida. 43,7% tinham baixo peso ao nascimento e as alterações oculares mais frequentes foram atrofia macular (36,3%) e mottling (13,6%). As mães apresentaram mais sintomas no primeiro trimestre de gestação (62,9%), sendo mais prevalente exantema (92,5%) e prurido (66,6%). Não foram encontradas evidências de diferença estatística entre a alteração ocular e as características gerais dos pacientes. Conclusões: Descrever o perfil epidemiológico e as principais alterações oftalmológicas pode guiar profissionais no diagnóstico das lesões mais prevalentes mais precocemente, possibilitando correção de lesões potencialmente curáveis e/ou ações que permitam seu crescimento e desenvolvimento com menor perda da qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.