Carcinoma papilífero da tireoide, uma abordagem diagnóstica não usual: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n4p54-56Palavras-chave:
Carcinoma Papilar, Metástase Linfática, TireoglobulinaResumo
Objetivo: relato de Carcinoma Papilífero da Tireoide com suspeita diagnóstica a partir de uma abordagem não usual com dosagem de Tireoglobulina em material obtido por punção de linfonodo cervical. Métodos: dados obtidos por meio da revisão de prontuário. Resultados: mulher de 32 anos foi submetida à ultrassonografia cervical (USC) que revelou nódulo de 15 mm no terço inferior do lobo tireoidiano direito. Apresentava também elevação dos níveis séricos de TSH e dos anticorpos anti-tireoglobulina. Iniciada reposição com levotiroxina e realizada biópsia do nódulo, que se mostrou negativa para células neoplásicas (classe II – Bethesda). Após um ano, nova USC revelou nódulo tireoidiano com dimensões e características semelhantes e um linfonodo com componente hipercogênico no nível IV à direita. Punção do linfonodo resultou em citologia oncótica negativa. Solicitada a dosagem de Tireoglobulina em lavado de material da punção desse linfonodo, evidenciando níveis elevados. Com a suspeita de carcinoma diferenciado da tireoide foi realizada tireoidectomia. A análise anatomopatológica confirmou o diagnóstico de Carcinoma Papilífero da Tireoide de variante clássica e linfonodos peritireoidianos com metástase. Conclusão: a dosagem de Tireoglobulina em material de punção de linfonodo cervical suspeito, a despeito da ausência de células neoplásicas, foi determinante para o diagnóstico oncológico.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.