Avaliação de conhecimentos de estudantes do ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em suporte básico de vida antes e após treinamento teórico-prático
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e44418p1-7Palavras-chave:
Reanimação Cardiopulmonar, Extensão Comunitária, Educação médica, Parada cardiorrespiratóriaResumo
Objetivos: Avaliar o conhecimento de estudantes de ensino médio acerca de suporte básico de vida (SBV). Método: Estudo realizado em escola pública, com estudantes de ensino médio. Foram seguidos os passos: 1) aplicação de um questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos prévio dos alunos sobre o tema; 2) apresentação de uma conferência dialogada sobre a cadeia de sobrevivência em situações de parada cardiorrespiratória (PCR); 3) desenvolvimento de habilidades práticas com os estudantes de como atuar frente à uma situação de PCR, seguindo a cadeia de sobrevivência; 4) aplicação do mesmo questionário, com o objetivo de averiguar os conhecimentos dos alunos após o desenvolvimento da atividade. Resultados: A média de acertos quando se comparou o pré e pós-teste considerando perguntas referente à cadeia de sobrevivência, atendimento pré-hospitalar pelo SAMU, reanimação cardiopulmonar (RCP) e PCR apresentou diferença significativa (teste de wilcoxon p<0,001). Conclusão: Houve significativa aquisição de conhecimentos teóricos por estudantes de ensino médio acerca da cadeia de sobrevivência em SBV após intervenção teórico-prática. Dessa forma, inferindo que estas ações de extensão universitária contribuem para educar a população, podendo resultar em diminuição da mortalidade em casos de PCR em ambiente extra-hospitalar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.