Protocolo de cuidado ocular em pacientes internados nas unidades de tratamento intensivo

Autores

  • Ricardo Evangelista Marrocos de Aragao Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC/EBSERH)
  • Loianne Pereira Araruna Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC/EBSERH)
  • Mayara Pereira Sousa Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC/EBSERH)
  • Erika Andrade Santos Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Lorena Maria Araújo Gomes Universidade Federal do Ceará (UFC), Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC/UFC/EBSERH)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e44824p1-3

Palavras-chave:

Segmento anterior do olho, Visão ocular, Cuidados críticos

Resumo

O advento da pandemia de COVID-19 na nossa população resultou em um número excessivo de pacientes internados nas unidades de tratamento intensivo. A preocupação com os cuidados oculares nos levou a fazer uma revisão bibliográfica desses cuidados. O protocolo originário da revisão foi instituído para ser utilizado em pacientes em estado de sedação e coma com lagoftalmo (incapacidade de fechamento palpebral efetivo) colocando-os em risco de desenvolver complicações oculares que podem resultar em perda da visão. O protocolo foi disponibilizado na intranet do Instituto José Frota para os pacientes internados por COVID-19 e estendido para as outras unidades de tratamento intensivo, com o objetivo de padronizar os cuidados oculares em pacientes internados nessas unidades.

Downloads

Publicado

2022-04-08

Edição

Seção

PROTOCOLOS DE CONDUTA