Prematuridade e hipertensão, fatores complicadores dos resultados neonatais de gestantes com RCF atendidas em maternidade terciária do Ceará

Autores

  • Cesaltina Soares Moniz Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH); Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Júlio Augusto Gurgel Alves Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH); Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Barbara Bezerra Lopes Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Karla Samilly Lima Alves Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Letícia Queiroz Medeiro Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Edson de Lucena Feitosa Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC/UFC/EBSERH); Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e60305p1-5

Palavras-chave:

Cuidado pré-natal, Restrição de crescimento fetal, Hipóxia fetal, Morte perinatal

Resumo

Objetivos: estudar os casos de restrição de crescimento fetal (RCF), idade gestacional e o estágio de Gratacós em que são diagnosticados, os fatores maternos associados e os resultados neonatais obtidos. Metodologia: Revisou-se 134 prontuários das mães de recém-nascidos vivos com diagnóstico de RCF e com peso menor que 2700 gramas de janeiro de 2018 a abril de 2019 na Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC), excluiu-se os casos de malformação congênita, infecção congênita e gemelaridade. Variáveis foram analisadas pelos testes de Pearson, t-student, qui-quadrado do programa estatístico da STATA 11, considerando significância 0,05. Resultados: A RCF foi dividida de acordo com a idade gestacional no parto em dois grupos: Grupo A a termo: os que a idade gestacional no parto foi maior ou igual a 37 semanas; Grupo B pré-termo: os que a idade gestacional no parto foi menor que 37 semanas. O diagnóstico da RCF aconteceu em torno de 34 semanas e geralmente associada a doença hipertensiva materna. O parto ocorreu uma semana depois. A maioria (62%) dos partos foram prematuros. A grande maioria dos casos se encontravam nos estágios I de Gratacós, 98% e 91,6% dos casos dos grupos A e B, respectivamente. A RCF precoce, abaixo de 32 semanas, ocorreu em 26,5% dos partos prematuros (grupo B). Conclusão: A maioria dos casos de RCF ocorreu em primíparas, jovens, com média de 28 anos de idade e inicialmente normotensas. A hipertensão e a prematuridade foram dois fatores complicadores nos resultados perinatais.

Downloads

Publicado

2021-11-26

Edição

Seção

ARTIGOS ORIGINAIS