Vulnerabilidade à tuberculose pulmonar em pessoas que vivem em situação de rua no município de Passos-MG
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e60658p1-5Palavras-chave:
Tuberculose, Tuberculose Pulmonar, Vulnerabilidade em Saúde, Pessoas em Situação de RuaResumo
Objetivo: Analisar a vulnerabilidade à tuberculose pulmonar em pessoas em situação de rua no município de Passos – MG. Metodologia: Estudo do tipo transversal observacional, descritivo com abordagem quantitativa que visa levantar variáveis para analisar a vulnerabilidade à tuberculose pulmonar em pessoas em situação de rua no município de Passos – MG. Foram entrevistadas 78 pessoas. A coleta de dados foi realizada de junho a outubro de 2019 através de entrevista. Os sujeitos pesquisados foram escolhidos pelo critério de acessibilidade. Para a análise, os dados foram lançados no programa Excel (Microsoft). Resultados: Do total de entrevistados (78), têm-se: indivíduos do sexo masculino (90%), da faixa etária adulta de 20 a 59 anos (91%), se alimentam 2 vezes ou menos por dia (52,5%); cerca de 40% dos entrevistados não possuíam acesso à higiene completa (acesso aos 3 itens: sanitário, banho e escovação dentária), 5 (6,4%) indivíduos já apresentaram tuberculose em algum momento da vida e 15 (19,2%) foram identificados com queixa de sintomas respiratórios. Além disso, foram estabelecidas relações entre consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas na população entrevistada. Conclusão: Os dados demonstram a vulnerabilidade das pessoas em situação de rua para a tuberculose a partir de análise de fatores como acesso à higiene, qualidade da alimentação, uso de álcool, tabaco e outras drogas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.