Consumo de substâncias psicoativas pelos estudantes de medicina e sua relação com o programa de mentoria
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e60727p1-8Palavras-chave:
Transtornos Relacionados ao Uso de Substâncias, Drogas ilícitas, Doenças não transmissíveis, Alostase, TutoriaResumo
Objetivos: Identificar o padrão de uso das substâncias psicoativas, os fatores associados a esse uso, e a percepção do programa de mentoria diante do comportamento de risco de estudantes do curso de medicina da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Metodologia: Foi realizado um estudo descritivo, observacional e transversal por meio da disponibilização de um formulário on-line contendo questões sobre as informações sociodemográficas, o perfil de uso de substâncias de abuso (moderado, de risco ou dependente) e a percepção do programa de mentoria aos estudantes de medicina. A coleta de dados foi realizada entre fevereiro a novembro de 2019. Resultados: Maior consumo de risco foi observado entre os usuários de álcool, tabaco e maconha. Os estudantes no regime de internato apresentaram maior abuso de álcool. Dentre os fatores de risco destaca-se a presença de um parente com consumo abusivo e o início do consumo antes dos 18 anos de idade. O programa de mentoria foi percebido de forma positiva para a prevenção do comportamento de risco, embora a maioria dos que avaliaram apresentavam consumo de risco para o álcool e/ou outras drogas. Conclusão: O consumo abusivo de substâncias pode ser minimizado por meio de ações implementadas nos programas de mentorias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.