Insuficiência hepática aguda associada ao uso de Lepidium Meyenii (Maca Peruana): relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e62596p1-5Palavras-chave:
Insuficiência hepática aguda, Plantas medicinais, Suplementos Nutricionais, Transplante de fígadoResumo
Objetivos: Promover maior conhecimento acerca da insuficiência hepática aguda induzida pelo uso de Lepidium meyenii (maca peruana), condição rara com poucos relatos na literatura. Metodologia: Realizada a descrição do caso clínico de um paciente acompanhado no serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário Walter Cantídio que apresentou insuficiência hepática aguda associada ao uso de Lepidium meyenii (maca peruana). As informações desse caso clínico foram coletadas por meio de revisão do prontuário médico. Além disso, esse estudo foi adequadamente submetido à aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Ceará. Resultados: A insuficiência hepática aguda (IHA) é definida com uma disfunção hepática grave, caracterizada por icterícia, encefalopatia e coagulopatia, em pacientes sem doença hepática prévia, raramente, podendo ser causada pelo uso de Lepidium meyenii. Esse relato de caso revisa os principais aspectos clínicos e epidemiológicos dessa condição. A paciente apresentou insuficiência hepática aguda após o uso de “maca peruana” (Lepidium meyenii), sendo submetida ao transplante hepático. Conclusão: O maior conhecimento e divulgação desse tema podem estimular mais fiscalização sanitária dos produtos fitoterápicos, além de orientar a população quanto ao risco de causarem lesão hepática grave.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.