A importância do centro de treinamento por simulação no ensino de medicina intensiva: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e72378p1-5Palavras-chave:
Educação médica, Educação em saúde, Ensino, Treinamento por Simulação, Treinamento com Simulação de Alta FidelidadeResumo
Introdução: No período de distanciamento social secundário à pandemia pelo Covid-19, o ensino prático na área da saúde foi desafiador em todo o mundo. Adaptações e inovações foram necessárias para manter a formação profissional. Objetivo: relatar a experiência do módulo de terapia intensiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o uso da técnica de simulação realística de alta fidelidade no centro de treinamento por simulação do Complexo Hospitalar da UFC. Método: relato de experiência por parte dos docentes e de participantes da simulação. Resultados: foram realizadas atividades de simulação realista de alta fidelidade com grupos de cinco ou seis alunos, baseadas nos objetivos de aprendizagem do módulo. Foi utilizada metodologia ativa de ensino com sala de aula invertida, com a disponibilização de material teórico prévio por meio da plataforma Moodle®. Durante o encontro presencial, foram realizados os passos briefing, simulação e o debriefing. Houve boa adesão dos alunos nas simulações, nas discussões e no compromisso com o acesso e estudo do material previamente disponibilizado. A avaliação dos docentes também foi satisfatória, principalmente quanto ao resultado atingido com os encontros. Conclusão: o uso da simulação de alta fidelidade se mostrou como uma experiência exitosa, satisfazendo aos objetivos de aprendizagem do módulo, além de permitir que os alunos pudessem entrar no internato com o treinamento de habilidades e atitudes em terapia intensiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.