A importância do centro de treinamento por simulação no ensino de medicina intensiva: relato de experiência

  • Nahme Nicolau Nagib Karbage Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
  • Beatriz Amorim Beltrão Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Renata dos Santos Vasconcelos Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
  • Ronald Pinheiro Feitosa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Arnaldo Aires Peixoto Junior Universidade Federal do Ceará (UFC)
Palavras-chave: Educação médica, Educação em saúde, Ensino, Treinamento por Simulação, Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade

Resumo

Introdução: No período de distanciamento social secundário à pandemia pelo Covid-19, o ensino prático na área da saúde foi desafiador em todo o mundo. Adaptações e inovações foram necessárias para manter a formação profissional. Objetivo: relatar a experiência do módulo de terapia intensiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o uso da técnica de simulação realística de alta fidelidade no centro de treinamento por simulação do Complexo Hospitalar da UFC. Método: relato de experiência por parte dos docentes e de participantes da simulação. Resultados: foram realizadas atividades de simulação realista de alta fidelidade com grupos de cinco ou seis alunos, baseadas nos objetivos de aprendizagem do módulo. Foi utilizada metodologia ativa de ensino com sala de aula invertida, com a disponibilização de material teórico prévio por meio da plataforma Moodle®. Durante o encontro presencial, foram realizados os passos briefing, simulação e o debriefing. Houve boa adesão dos alunos nas simulações, nas discussões e no compromisso com o acesso e estudo do material previamente disponibilizado. A avaliação dos docentes também foi satisfatória, principalmente quanto ao resultado atingido com os encontros. Conclusão: o uso da simulação de alta fidelidade se mostrou como uma experiência exitosa, satisfazendo aos objetivos de aprendizagem do módulo, além de permitir que os alunos pudessem entrar no internato com o treinamento de habilidades e atitudes em terapia intensiva.

Publicado
2022-06-03