A importância do centro de simulação na Educação Médica

  • Fernando Rabioglio Giugni Universidade de São Paulo (USP)
  • Augusto Scalabrini Neto Universidade de São Paulo (USP)
Palavras-chave: Simulação, Educação Médica, Ensino

Resumo

O centro de simulação é um local que reúne infraestrutura e recursos humanos adequados para o ensino baseado em simulação. Surgiu no final do século XX, em decorrência do desenvolvimento tecnológico dos simuladores e da progressão da metodologia de ensino, com necessidade de ambiente de maior realismo.

Nas últimas décadas, as metodologias ativas de ensino ganharam espaço e vêm sendo incorporadas na educação médica. A simulação permite que o aluno desenvolva as competências necessárias em um ambiente seguro e controlado. O centro de simulação é fundamental para uma adequada implementação do ensino baseado em simulação no currículo médico.

Os modernos centros de simulação possuem infraestrutura que conta com salas para treinamento de habilidades, salas para simulação clínica com simuladores de alta fidelidade e local adequado para debriefing. Também devem contar com profissionais técnicos em simulação e docentes capacitados. Dentre os principais desafios para o futuro dos centros de simulação, destacam-se a incorporação de novas tecnologias, o treinamento do corpo docente e a integração multiprofissional.

Publicado
2022-04-01