Carcinoma neuroendócrino de vesícula biliar - relato de caso e revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e72835p1-5Palavras-chave:
Carcinoma neuroendócrino, Neoplasias da Vesícula Biliar, RadiologiaResumo
Objetivos: relatar um caso clínico de paciente com carcinoma neuroendócrino (CNE) de vesícula biliar (VB) e realizar uma revisão de literatura sobre o tema. Métodos: relatamos o caso de um paciente de 22 anos do sexo masculino que deu entrada em serviço de emergência na cidade de Fortaleza com a queixa de dor abdominal em queimação há quatro dias. O presente trabalho foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 52968621.3.0000.5045). Resultados: foi realizada inicialmente ultrassonografia de abdome, que foi sugestiva de colecistite aguda. Dando prosseguimento à investigação, foi feita colangiorressonância que evidenciou falha de enchimento na topografia da bolsa de Hartmann, indicando lesão expansiva sólida medindo 3,4cm x 3,2cm x 3,3cm. Houve indicação de colecistectomia. Posterior avaliação histopatológica do material concluiu tratar-se de CNE de VB, e o estudo imunohistoquímico favoreceu especificamente o diagnóstico de CNE de VB grau II, bem diferenciado. Conclusão: o CNE de VB é uma entidade rara, com evolução que tende a ser insidiosa. Geralmente, o diagnóstico ocorre apenas após cirurgia, análise patológica e imunohistoquímica de tecido da VB. Estudos de imagem, como ultrassonografia e colangiorressonância, são ferramentas úteis ao auxiliar o diagnóstico e indicar uma abordagem cirúrgica. Ainda há escassez de estudos de grande porte voltados para o tema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.