Seguimento pós-natal da dilatação do trato urinário fetal: protocolo de conduta do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e78439p1-6Palavras-chave:
Hidronefrose, Malformações congênitas, Dilatação, Trato UrinárioResumo
Com o avançar da assistência ao pré-natal, o rastreio e a detecção de patologias que acometem o binômio mãe-feto têm crescido exponencialmente. Nesse contexto, intervenções precoces estão, cada vez mais, avançando na medicina. A hidronefrose fetal, uma das anomalias mais frequentemente identificadas, configura-se como uma alteração estrutural que merece atenção particular, visto que o acompanhamento e a intervenção precoces impactam muito na sobrevida e na qualidade de vida dos pacientes. O objetivo deste protocolo é propor uma linha de cuidado do lactente com dilatação do trato urinário e firmar condutas, a fim de unificar e facilitar o acompanhamento desses pacientes no âmbito da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, bem como no Ambulatório de Especialidades Pediátricas do Hospital Universitário Walter Cantídio. Trata-se de uma proposta inovadora, ainda a ser aprovado na instituição supracitada, uma vez que esse tópico é pouco discutido e ainda gera dúvidas sobre a abordagem adequada desta condição nos serviços de saúde. A metodologia utilizada se fundamentou em estudos bibliográficos sobre o assunto. Conclui‑se que a sistematização de um protocolo dessa natureza auxilia na condução mais criteriosa, evitando exames desnecessários e gerando menos ansiedade entre pais e equipes de saúde que acompanham os pacientes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.