Seguimento pós-natal da dilatação do trato urinário fetal: protocolo de conduta do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará

Autores

  • Ayrton Martins Holanda Universidade Federal do Ceará (UFC) https://orcid.org/0000-0002-5470-1019
  • Fernanda Paiva Pereira Honório Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
  • Adriana Rodrigues Façanha Barreto Queiroz Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2023v63n1e78439p1-6

Palavras-chave:

Hidronefrose, Malformações congênitas, Dilatação, Trato Urinário

Resumo

Com o avançar da assistência ao pré-natal, o rastreio e a detecção de patologias que acometem o binômio mãe-feto têm crescido exponencialmente. Nesse contexto, intervenções precoces estão, cada vez mais, avançando na medicina. A hidronefrose fetal, uma das anomalias mais frequentemente identificadas, configura-se como uma alteração estrutural que merece atenção particular, visto que o acompanhamento e a intervenção precoces impactam muito na sobrevida e na qualidade de vida dos pacientes. O objetivo deste protocolo é propor uma linha de cuidado do lactente com dilatação do trato urinário e firmar condutas, a fim de unificar e facilitar o acompanhamento desses pacientes no âmbito da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, bem como no Ambulatório de Especialidades Pediátricas do Hospital Universitário Walter Cantídio. Trata-se de uma proposta inovadora, ainda a ser aprovado na instituição supracitada, uma vez que esse tópico é pouco discutido e ainda gera dúvidas sobre a abordagem adequada desta condição nos serviços de saúde. A metodologia utilizada se fundamentou em estudos bibliográficos sobre o assunto. Conclui‑se que a sistematização de um protocolo dessa natureza auxilia na condução mais criteriosa, evitando exames desnecessários e gerando menos ansiedade entre pais e equipes de saúde que acompanham os pacientes.

Downloads

Publicado

2023-01-18

Edição

Seção

PROTOCOLOS DE CONDUTA