A simulação como ferramenta de avaliação

Autores

  • Elfie Tomaz Figueiredo Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Arnaldo Aires Peixoto Júnior Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Raquel Autran Coelho Peixoto Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e78687p1-5

Palavras-chave:

Simulação, Educação médica, Avaliação Educacional

Resumo

Objetivos: analisar o uso da simulação como ferramenta de avaliação do aluno na aquisição de competência profissional. Métodos: trata-se de revisão narrativa da literatura em que foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed e na SciELO, no período de 2000 a 2019, utilizando-se os termos de busca: simulação, educação médica e avaliação educacional. Resultados: após seleção e análise dos estudos, observou-se que a avaliação em ambiente simulado visa aplicar o conhecimento e habilidades, e atitudes diante de situações que simulem a prática real. O Objective Structured Clinical Examination (OSCE) é um modelo de avaliação com uma série de estações, em tempo limitado, nas quais o discente deverá executar ações específicas que englobam competências na assistência aos pacientes, comunicação médico-paciente, realização do exame físico, interpretação de exames complementares, elaboração de terapêutica específica e profissionalismo. O maior mérito da estratégia é a estruturação de situações-problema e a padronização de critérios de avaliação, reduzindo assim a variabilidade de fatores que podem interferir no processo avaliativo, como por exemplo, a complexidade de atendimentos em cenário real. Conclusão: a simulação eleva a validade de conteúdo e a confiabilidade do exame, o que promove maior homogeneidade na avaliação do aluno, permitindo aquisição de competências para promover maior segurança no cuidado e na relação médico-paciente.

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Publicado

2022-09-09