Avaliação do conhecimento e uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) entre populações-chave em um município mineiro
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62n1e81189p1-7Palavras-chave:
Profilaxia pré-exposição, HIV, Preservativos, Minorias sexuais e de gênero, Profissionais do sexoResumo
Introdução: A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é uma das vertentes da Prevenção Combinada à infecção pelo HIV. É composta por uma associação de dois medicamentos (fumarato de tenofovir e emtricitabina) em um comprimido único a ser ingerido diariamente. Destaca-se, como público-alvo para o uso da PrEP as chamadas “populações-chave”: homens que fazem sexo com homens (HSH), profissionais do sexo e mulheres trans e travesti. Objetivo: Avaliar o conhecimento e uso da PrEP entre populações-chave. Metodologia: Tratou-se de estudo transversal e quantitativo, com coleta dos dados realizada por meio de um questionário estruturado e de caráter sigiloso. Resultados: Foram obtidas 59 respostas válidas. Em relação ao uso da PrEP, 93,2% nunca fizeram uso desta e 50,8% relatam saber suas indicações; os que tomam a medicação relataram fazer ingestão diária e no mesmo horário. Nota-se que o uso de preservativos permanece sendo o método de prevenção contra o HIV mais utilizado pelos grupos avaliados; já em relação à PrEP, verificou-se um acesso desigual em meio às populações-chave. Conclusão: Há uma lacuna na estratégia de Prevenção Combinada que deve ser preenchida por meio de políticas públicas que, de fato, promovam uma educação em saúde de forma mais efetiva.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.