Ictiose como uma manifestação de sarcoidose: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e82827Palavras-chave:
Ictiose, Sarcoidose, HipercalcemiaResumo
Introdução: O termo ictiose engloba um grupo de doenças queratinizantes caracterizadas por pele seca e formação excessiva de escamações. As etiologias são as mais variadas, incluindo desde defeitos genéticos hereditários até formas secundárias a doenças sistêmicas. A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica que pode acometer a pele, sendo a ictiose uma rara forma de acometimento. Objetivos: No presente relato é descrito um caso de sarcoidose cuja manifestação cutânea é a ictiose. Ressaltamos a importância da investigação diagnóstica meticulosa em caso de doença rara que se apresenta com manifestação atípica bem como do reconhecimento de manifestações cutâneas que possam sugerir doenças sistêmicas. Metodologia/Relato de Caso: Descrição de relato de caso de paciente, 33 anos, apresentando ictiose, adenomegalias, insuficiência renal e hipercalcemia grave. Internado em enfermaria para investigação do quadro. Submetido à vasta avaliação laboratorial, de imagem e histopatológica que apontou o diagnóstico de sarcoidose. Resultados: Iniciado terapia com corticoide oral, evoluiu com boa resposta clínica e laboratorial. Conclusão: Ictiose pode ser uma rara manifestação cutânea de doenças sistêmicas. É fundamental conduzir adequada investigação tendo como foco as possíveis etiologias (linfomas, endocrinopatias, doenças autoimunes, infecções, dentre outras) para que o paciente seja beneficiado com adequado tratamento à condição de base. É de grande importância para médicos reumatologistas e generalistas o reconhecimento de manifestações cutâneas que possam sugerir doenças sistêmicas e também a investigação diagnóstica meticulosa em caso de doença rara que se apresenta com manifestação atípica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.