Satisfação e aquisição de autoconfiança de graduandos em medicina com uso de simulação para o ensino em terapia intensiva
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e83082p1-5Palavras-chave:
Treinamento com Simulação de Alta Fidelidade, Educação Médica, Cuidados CríticosResumo
Introdução: A grade curricular da maior parte dos cursos de graduação em medicina do Brasil carece de carga horária prática adequada ao aprendizado das disciplinas de abordagem ao paciente crítico, assim a simulação realística de alta fidelidade pode ser uma alternativa válida para promoção do ensino sem danos para estudantes e pacientes. Objetivos: Avaliar a satisfação e autoconfiança dos alunos da graduação em medicina após dois cenários de prática com simulação nos cenários de abordagem ao paciente com insuficiência respiratória aguda (IRpA) e em choque hemodinâmico (CH). Métodos: Para avaliação da satisfação e autoconfiança dos alunos foi utilizado um instrumento validado após as respectivas práticas no centro de simulação realística. Resultados: o instrumento foi respondido voluntariamente por 39 alunos da graduação. Na Escala de satisfação de estudantes e na Escala de autoconfiança na aprendizagem, o escore médio obtido no cenário de IRpA foi de 4,80, sendo obtido 4,99 na subescala de satisfação e 4,71 na de autoconfiança. No cenário de CH, o escore médio foi de 4,73, sendo obtido também 4,99 na subescala de satisfação e 4,61 na de autoconfiança. Conclusão: Embora as oportunidades de aprendizado prático dos temas de abordagem ao paciente crítico sejam limitadas, a simulação realística pode ser uma metodologia de ensino eficaz para suprimir essa demanda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.