Alterações cardiovasculares em condições hiperglicêmicas
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e91916Palavras-chave:
Doenças Cardiovasculares, Hiperglicemia, Diabetes MellitusResumo
Introdução: A hiperglicemia compromete órgãos e sistemas por afetar componentes vasculares e nervosos do organismo, com destaque à doença cardiovascular, principal complicação do diabetes mellitus, e principal responsável pela mortalidade. A hiperglicemia crônica está diretamente relacionada às lesões micro e macrovasculares, tais como a aterosclerose, IAM, AVC, alterações na cascata de coagulação sanguínea, hipoperfusão tecidual, nefropatia, dentre outras. O estudo se faz relevante ao evidenciar os riscos da hiperglicemia, tanto ao paciente não diabético quanto ao paciente diabético, demonstrando suas consequências a curto, médio e longo prazo. Objetivo: Avaliar as consequências cardiovasculares da hiperglicemia aguda e crônica. Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório-descritivo, com delimitação de 2017 à 2022 para coletas de dados, sendo utilizadas as plataformas PubMed e LILACS. Resultados: Os 14 artigos utilizados trazem, sem exceção, as alterações cardiovasculares como grandes consequências da hiperglicemia. Conclusão: As principais consequências da hiperglicemia a curto, médio e longo prazo foram os eventos cardiovasculares adversos maiores, a cardiomiopatia diabética, a insuficiência cardíaca e os acometimentos micro e macrovasculares que levam à lesão e disfunção endotelial, e ao desenvolvimento de aterosclerose.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.