Considerações históricas aleatórias sobre uma Faculdade de Medicina internacionalizada
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e93246Palavras-chave:
História da Medicina, Faculdade de Medicina, Educação médica, Intercâmbio Educacional InternacionalResumo
No início do século XX houve a primeira tentativa de criar uma Faculdade de Medicina na capital cearense. Em 1913, sob a presidência primeira do médico e historiador Guilherme Studart, o Barão de Studart, foi criada a Associação Médica e Farmacêutica, conhecida depois como Centro Médico Cearense, entidade que congregava 29 médicos, 18 farmacêuticos e 8 cirurgiões-dentistas em sua primeira composição. Na esteira desse movimento, criou-se, em 1914, a Faculdade de Medicina Tropical, Farmácia e Odontologia, tendo como primeiro diretor o então vice-presidente do Centro Médico, Eduardo Salgado. A proposta, entretanto, não prosperou e a recém-criada entidade se desfez. Assim, em 1916, farmacêuticos e cirurgiões‑dentistas fundaram a Faculdade de Farmácia e Odontologia do Ceará. Décadas depois, a escola de Enfermagem foi incorporada, formando assim a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) no Campus do Porangabuçu da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.