Exames diagnósticos de síncopes em portadores de marca‑passo cardíaco
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n3p11-14Schlagworte:
Síncope, Marca-passo Cardíaco Artificial, Técnicas e procedimentos diagnósticosAbstract
Introdução: As síncopes podem representar elevado risco de morbimortalidade em determinadas populações. Objetivo: Investigar os resultados dos métodos complementares utilizados no diagnóstico das síncopes em portadores de marca-passos (MP). Metodologia: Foram recrutados participantes do ambulatório de Arritmias e Marca-passo do Hospital Universitário Walter Cantídio, sendo incluídos portadores de MP uni ou bicameral implantados nos últimos 10 anos por doença do nó sinusal ou bloqueio atrioventricular, com capacidade analítica dos eletrogramas endocavitários (EGM), sendo avaliados clinicamente por questionários específicos e análise dos EGM. Demais exames foram solicitados de acordo com a suspeita clínica, como o Holter 24h, Tilt teste, Teste de Hipersensibilidade do Seio Carotídeo ou Estudo Eletrofisiológico. Resultados: O Tilt teste diagnosticou síncopes neuromediadas em quase 1/3 dos casos. A análise computadorizada dos EGM apresentou elevada capacidade diagnóstica, tendo determinado a etiologia arrítmica ou por falhas do MP em 27,6% dos casos. O Holter 24hs auxiliou na investigação em 18,7% dos casos. Conclusão: Os testes do marca-passo com as análises de seus eletrogramas armazenados e o Tilt teste foram os melhores métodos para o diagnóstico etiológico das síncopes em portadores de MP cardíaco.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.