Melanoma anal: relato de caso raro e revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n4p39-44Schlagworte:
Canal anal, Neoplasia do ânus, Melanoma, Neoplasias colorretaisAbstract
Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre melanoma de canal anal e relatar um caso deste tumor maligno raro e agressivo. Metodologia: Realizado acompanhamento médico e revisão de prontuário, de forma descritiva, analítica e retrospectiva, envolvendo paciente único, com discussão do caso e revisão detalhada da literatura utilizando base de dados científicas reconhecidas. Relato de caso: F.C.N., 42 anos, sexo masculino, diagnosticado com melanoma anal, sendo submetido à ressecção cirúrgica ampla, com margens cirúrgicas livres de neoplasia, tendo evoluído com recidiva após 11 meses de forma mais agressiva e metastática. Prosseguiu com quimioterapia paliativa e evoluiu com óbito após 26 meses do diagnóstico. Conclusão: Melanoma anorretal representa 0,05% das neoplasias malignas colorretais, de prognóstico reservado com cerca de 6% de taxa de sobrevida em 5 anos, a despeito do tratamento. Trata-se de uma patologia agressiva e pode ser um achado incidental durante procedimentos proctológicos. Diagnóstico precoce e abordagem cirúrgica adequada é primordial para o sucesso dos casos.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.