Primeira experiência de tireoidectomia endoscópica transoral por acesso vestibular (TOETVA) no Hospital Universitário Walter Cantídio: relato de dois casos
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2020v60n3p51-55Schlagworte:
Glândula tireoide, Tireoidectomia, Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivosAbstract
Objetivos: Relatar a experiência inicial com a tireoidectomia transoral endoscópica por abordagem vestibular (TOETVA) no Hospital Universitário Walter Cantídio - UFC. Metodologia: Relatamos o caso de duas pacientes submetidas à TOETVA no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio-UFC. As pacientes do estudo tinham 40 e 31 anos de idade, ASA I, com nódulo de 3,9 cm e 2,1 cm, respectivamente. Dados das pacientes, citologia, complicações, tempo cirúrgico, sintomas pós-operatórios e tempo de internação foram registrados. Resultados: Duas pacientes do sexo feminino foram submetidas a tireoidectomia parcial em maio de 2019. Suas respectivas idades eram 40 e 31 anos. Citologia: Bethesda II e Bethesda IV. O resultado histopatológico final confirmou benignidade. As duas pacientes queixaram-se de dor e hipoestesia no mento de baixa intensidade no pós-operatório. A internação de ambas as pacientes durou dois dias. Conclusões: A TOETVA é uma técnica cirúrgica relativamente nova, porém, segura e eficaz, com excelentes resultados estéticos, sendo uma excelente possibilidade de tratamento para pacientes selecionados.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.