Síndrome de Cronkhite-Canada: relato de caso e revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e82196Schlagworte:
Manifestações Cutâneas, Polipose Intestinal, Relatos de Casos, GastroenteropatiasAbstract
Introdução: A síndrome de Cronkhite-Canada (SCC) é uma entidade clínica rara, com marcantes achados cutâneos associados a polipose do trato gastrointestinal. O seguinte estudo tem por objetivo relatar caso clínico desta patologia, bem como realizar revisão da literatura sobre o tema. Métodos: Foi realizada consulta ao prontuário e compilados dados clínicos, laboratoriais, radiológicos e histopatológicos. A revisão literária foi feita através de artigos indexados às principais bases de dados bibliográficas médicas. Resultados: Paciente de sexo masculino, 64 anos, internado com histórico de importante perda ponderal associada a diarreia crônica nos últimos 6 meses. Desconhecia outras comorbidades e histórico familiar de doenças gastrointestinais. Ao exame físico, era notável a hiperpigmentação cutânea, distrofia ungueal e alopecia. À avaliação endoscópica, foi evidenciada pancolite e espessamento do pregueado gástrico e duodenal, com aspecto polipóide. A análise histopatológica de lesões gástricas e colônicas evidenciou processo inflamatório crônico inespecífico que, associado aos achados clínicos, indicam o diagnóstico de SCC. Conclusão: A síndrome de Cronkhite–Canada possui um amplo leque de diagnósticos diferenciais no espectro das doenças gastrointestinais, especialmente as poliposes, com manifestações cutâneas associadas. O diagnóstico precoce é muito mais importante devido ao elevado índice de mortalidade associada a malignização destas lesões.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.