Prevalência de hemorragia peri-intraventricular em recém‑nascidos de muito baixo peso e/ou com idade gestacional menor que 34 semanas e relação com o uso antenatal de corticoide e de sulfato de magnésio em maternidade terciária
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n2p14-19Keywords:
Hemorragia intracraniana. Recém-nascido. Corticoide. Sulfato de magnésio.Abstract
Objetivos: conhecer a prevalência de hemorragia peri-intraventricular (HPIV) em recém-nascidos de muito baixo peso (RNMBP) e/ou menor que 34 semanas de idade gestacional (IG). Verificar relação da patologia com o uso antenatal de corticoide e de sulfato de magnésio. Metodologia: estudo retrospectivo e transversal realizado por meio da revisão de prontuários do serviço de maternidade terciária no período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2015. Resultados/Discussão: de 110 pacientes incluídos, todos tinham IG menor que 34 semanas e 41 tiveram HPIV (37,3%) e houve predomínio da hemorragia grau 1 de Papile (63,4%). Houve preponderância de HPIV na faixa de peso ao nascer de 1000-1499g (48,8%) e na faixa de IG de 28 semanas a 31 semanas e 6 dias (53,7%). A taxa de exposição ao corticoide na amostra total incluída foi de 77,3%, semelhante à exposição no grupo com HPIV (75,6%). A exposição ao sulfato de magnésio foi de 41,8% na amostra total e 34,1% no grupo com HPIV. Conclusão: a relação entre HPIV e prematuros com IG menor que 34 semanas corresponde a 37,3%. A grande maioria dos casos de HPIV encontrados foram em recém-nascido (RN) com peso de nascimento menor que 1500g (85,4%).Downloads
Published
Issue
Section
License
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.