Fibroma ossificante complicado com piocele de seios paranasais: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e42008p1-4Keywords:
Seios Paranasais, Endoscopia, Fibroma ossificanteAbstract
Objetivos: Apresentar um caso incomum de recidiva de fibroma ossificante complicado com osteomielite e piocele de seio frontal. Relato de caso: Paciente, 50 anos, com diagnóstico prévio de fibroma ossificante, tendo sido submetido a procedimento cirúrgico para excisão do tumor em face há 23 anos. Evoluiu há cerca de 1 ano com o aparecimento de orifícios fistulosos em face, com drenagem de secreção purulenta. Realizou tomografia computadorizada de seios paranasais que evidenciou a presença de trajetos fistulosos cutâneos em região frontal esquerda e frontotemporal direita, onde se evidencia pequena coleção abscessulizada adjacente ao plano meníngeo. O tratamento incluiu um acesso externo em face para a drenagem de coleção purulenta, além de antibioticoterapia prolongada. Conclusão: O fibroma ossificante de seios paranasais é de ocorrência rara. Seu tratamento cirúrgico é, muito frequentemente, desafiador para o cirurgião devido à proximidade com estruturas nobres, como encéfalo e órbita. Faz-se necessário o envolvimento de uma equipe multidisciplinar para um seguimento adequado dos pacientes e manejo das possíveis complicações pós-cirúrgicas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.