Protocolo de manejo de suspeita de infecção viral de vias respiratórias em pacientes com neoplasia hematológica do serviço de hematologia e transplante de medula óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)

Autores/as

  • Élida Lívia Rafael Dantas Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Luany Elvira Mesquita Carvalho Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Beatriz Stela Gomes de Souza Araújo Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Maria da Silva Pitombeira Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará
  • Fernanda Edna Araújo Moura Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará
  • Daniel Mazza Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Eveline Santana Girão Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Jacques Kaufman Hospital Universitário Walter Cantídio
  • João Paulo Vasconcelos Leitão Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Jorge Luiz Nobre Rodrigues Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Karine Sampaio Nunes Barroso Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Rosângela de Albuquerque Ribeiro Hospital Universitário Walter Cantídio
  • Fernando Barroso Duarte Hospital Universitário Walter Cantídio

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2015v55n1p43-46

Palabras clave:

Neutropenia febril, Infecção respiratória, Vírus.

Resumen

Infecção respiratória viral é causa significativa de morbi-mortalidade em paciente com doenças hematológicas. Deve ser suspeitado sempre que houver sintomas como coriza, obstrução nasal, odinofagia, tosse e dispnéia e deve-se seguir à identificação viral, quando possível. Os casos podem ser classificados como possível, provável ou confirmado. E observando-se o risco de progressão da infecção para vias aéreas inferiores, o diagnóstico deve ser precoce e as medidas terapêuticas específicas aos vírus bem como medidas de controle da infecção no ambiente hospitalar devem ser prontamente tomadas. O presente trabalho visa descrever um protocolo de manejo da infecção viral de vias respiratórias em pacientes com neoplasia hematológica dentro do Serviço de Hematologia e Transplante de medula do Hospital Universitário Walter Cantídio.

Biografía del autor/a

Élida Lívia Rafael Dantas, Hospital Universitário Walter Cantídio

Hematologia e Hemoterapia

Luany Elvira Mesquita Carvalho, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(2010) e residencia-medica pela Universidade Federal do Ceará(2013). Atualmente é Médica Plantonista da Hospital Doutor Carlos Alberto Studart Gomes - Hospital de Messejana e Médica Plantonista da Hospital Geral Dr. César Cals de Oliveira

Beatriz Stela Gomes de Souza Araújo, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2004)

Maria da Silva Pitombeira, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará(1963), especialização em Hematologia pela Universidade de São Paulo(1965), especialização em Hematologia Citogenética pela Universidade de São Paulo(1966), doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo(1972), pós-doutorado pela Université Paris Diderot(1977) e pós-doutorado pela Université Paris-Est Créteil Val-de-Marne(1983). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica. Atuando principalmente nos seguintes temas:hematologia comparada, fisiologia do sangue de peixe, apaiari.

Caroline Mary Gurgel Dias Florêncio, Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará

Enfermeira graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC) turma 2012.1. Mestrado em Microbiologia através do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Médica da UFC com atuação e desenvolvimento de projetos na área da Virologia. Ênfase em biologia molecular e imunofluorescência direta e indireta. Integrante do grupo Núcleo de Estudos em HIV/aids (NEAIDS) vinculado ao departamento de Enfermagem da UFC.

Fernanda Edna Araújo Moura, Departamento de Patologia e Medicina Legal da Universidade Federal do Ceará

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1986), com Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (1995) e Doutorado em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia (2001). Pós-Doutorado no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professora Associada III de Microbiologia da Universidade Federal do Ceará, onde ministra aulas para os cursos de graduação de Medicina, Enfermagem, Odontologia e Fisioterapia. Docente do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Médica da UFC. Desenvolve pesquisas com foco central nos vírus respiratórios, visando ampliar o conhecimento sobre aspectos epidemiológicos e clínicos de viroses a eles associadas, assim como da epidemiologia molecular dos vírus envolvidos. Apresenta interesse sobre doenças virais com vacinas recentemente incluídas no calendário de vacinação infantil (p.ex. influenza, pneumocócica 10 valente conjugada e varicela).

Jacques Kaufman, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-2005). Residência médica em Hematologia e Hemoterapia na UFRJ (2010) e em Transplante de Medula Óssea no Instituto Nacional do Câncer (2011). Atualmente é médico hematologista do Instituto do Câncer do Ceará ao qual também atua como investigador/subinvestigador em ensaios clínicos na área de hematologia, Preceptor da Residência Médica em Hematologia e Hemoterapia - Equipe de Transplante de Células Tronco Hematopoiéticas do HUWC-UFC, Médico da Hematologia Clínica do HEMOCE.

João Paulo Vasconcelos Leitão, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Uncisal - Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas(2005), residencia-medicapela Hospital Central Coronel Pedro Germano(2009) e residencia-medicapela Hospital Universitário Walter Cantídio(2013). Atualmente é Médico do serviço de Hematologia e TMO da Hospital Universitário Walter Cantídio. Tem experiência na área de Medicina. Atuando principalmente nos seguintes temas:Hematologia, Hemoterapia.

Jorge Luiz Nobre Rodrigues, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1982), mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Escola Paulista de Medicina (1989) e doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Escola Paulista de Medicina (1991). Atualmente é professor adjunto 3 da Universidade Federal do Ceará, atuando principalmente nas temáticas associadas à clínica e epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias, em especial infecções hospitalares e tuberculose.

Karine Sampaio Nunes Barroso, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Ceará (2007). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia/Hemoterapia/Transplante de Medula óssea. Fez residência em Clínica Médica no Hospital Santa Marcelina, de Hematologia e Hemoterapia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e em Transplante de medula óssea no Hospital Israelita Albert Einstein.Título de especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Associação Médica Brasileira e Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia em 2013. Professora da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Christus. Médica assistente da Unidade de Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio/Universidade Federal do Ceará.

Rosângela de Albuquerque Ribeiro, Hospital Universitário Walter Cantídio

Médica Hematologista do Hospital Universitário Walter Cantídeo (HUWC) da Universidade Federal do Ceará e do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará - HEMOCE. Gestora Estadual do Programa de Coagulopatias do Estado do Ceará. Membro do Comitê de Assessoramento Técnico às Coagulopatias e outras Doenças Hemorrágicas Hereditárias da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH) do Ministério da Saúde (MS).

Fernando Barroso Duarte, Hospital Universitário Walter Cantídio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1990) e residência em Clínica Médica, Hematologia, Hemoterapia e Onco-Hematologia realizada no Hospital do Servidor Público Estadual Francisco Morato de Oliveira (1991 a 1994). Doutorado direto em andamento em Cirurgia (mestrado qualificado em doutorado) pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Médico Especialista em Hematologia e Hemoterapia (ABHH) e atua principalmente nas seguintes áreas: hematologia, hemoterapia, síndrome mielodisplásica, anemias e transplante de medula óssea. Coordena o Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). Coordenador da Hematologia e do Transplante de Medula Óssea do Hospital Universitário Walter Cantídio/UFC. Responsável técnico da Clínica Oncofor e do Instituto Brasileiro de Pesquisas Científicas Maria Celina de Oliveira Correia (IBRAPEC). Diretor técnico do Laboratório Central de Análises Clínicas (Laboratório CAC). Diretor administrativo da Nutriquimio Ltda.

Publicado

2015-06-29

Número

Sección

SHORT COMMUNICATION