Trauma renal: ensaio pictórico dos principais achados tomográficos

Autores/as

  • Francisco Jose Rodrigues de Moura Filho Instituto Dr Jose Frota (IJF)
  • Marilza Oliveira Instituto Dr José Frota (IJF), Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa
  • Ana Maria Araújo Martins Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa
  • Pedro Henrique Sales Pontes Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa
  • Mário Márcio Fernandes Barros Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n2p63-66

Palabras clave:

Trauma, Tomografia computadorizada, Rins

Resumen

O rim é o terceiro órgão mais acometido em pacientes vítimas de trauma abdominal. A maioria das lesões traumáticas renais são pequenas, sendo tratadas conservadoramente.  A indicação absoluta de tratamento cirúrgico é reservada à menor parte dos casos (< 5%). A tomografia computadorizada é a ferramenta diagnóstica mais importante para adequada avaliação da lesão renal e classificação segundo os critérios da Associação Americana para a Cirurgia do Trauma (AAST). No presente estudo, nós descrevemos os achados tomográficos de cinco pacientes vítimas de trauma renal atendidos em um hospital terciário de referência em trauma e emergência do estado do Ceará e classificamos as lesões renais encontradas segundo os critérios da AAST.

Biografía del autor/a

Francisco Jose Rodrigues de Moura Filho, Instituto Dr Jose Frota (IJF)

Médico Radiologista, Instituto Dr José Frota (IJF).

Marilza Oliveira, Instituto Dr José Frota (IJF), Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa

Médica Radiologista, Instituto Dr José Frota (IJF), Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa.

Ana Maria Araújo Martins, Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa

Médica Radiologista, Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa.

Pedro Henrique Sales Pontes, Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa

Médico Radiologista, Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa.

Mário Márcio Fernandes Barros, Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa

Médico Radiologista, Instituto São Carlos de Ensino e Pesquisa.

Publicado

2018-06-19