Treinamento físico de paciente com a síndrome de Hallervorden-Spatz: um relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e43631p1-4Palabras clave:
Doenças Raras, Prevenção Terciária, Terapêutica, Equilíbrio posturalResumen
Introdução: A Síndrome de Hallervorden-Spatz é uma rara doença neurodegenerativa, autossômica recessiva, com alterações características do piramidalismo e extrapiramidalismo, além de distúrbios emocionais, sendo o diagnóstico caracterizado pela presença do sinal do olho do tigre, encontrado na ressonância magnética. Objetivo: Descrever o efeito da intervenção com treinamento físico na Síndrome de Hallervorden-Spatz por meio de um estudo de caso. O protocolo de exercícios físicos teve como objetivo reeducação da marcha, fortalecimento muscular de (membros superiores) MMSS e (membros inferiores) MMII, melhora no equilíbrio e expansão pulmonar. Metodologia: Tratou-se de um estudo de caso desenvolvido no Núcleo de Atenção Médica Integrada, de outubro a novembro de 2017, durante 60 minutos, total de 10 atendimentos. Resultados e discussão: Paciente J.R.G.S., 28 anos, sexo masculino, diagnosticado com síndrome de Hallervorden-Spatz (SHS) há 8 anos, e, há 3 anos, deu início ao treinamento físico, com alongamento, crioestimulação, estimulação elétrica funcional, plataforma vibratória, disco de propriocepção e barras paralelas, mostrando boa resposta ao tratamento, resultando na melhora da qualidade de vida. Conclusão: A intervenção proporcionou um resultado satisfatório ao paciente, o qual apresentou melhora no equilíbrio, na marcha, na coordenação e no ganho na amplitude de movimento.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.