Técnicas educativas na assistência pré-natal humanizada
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e80687Palabras clave:
Técnicas educativas, Gestantes, Pré-natal, Parto, PuerpérioResumen
Introdução: O presente estudo foi realizado no intuito de difundir ferramentas socioeducativas que humanizem o parto e deem assistência de forma eficaz e educativa ao pré-natal de gestantes. Além disso, como ferramenta, foram apuradas as dúvidas, medos e anseios mais comuns que ocorrem no meio gestacional, sendo as pautas estudadas foram baseadas nesse contexto. Objetivo: análise dos dados para proporcionar ferramentas educativas para gestantes e puérperas de modo social e humanizado. Materiais e Métodos: O estudo foi conduzido de forma exploratória e qualitativa e foi desenvolvido com 13 gestantes no município de Mineiros – Goiás (GO), que participaram de forma ativa virtualmente. Foi aplicado um questionário para coleta de dados pessoais e foram enviados periodicamente às participantes vídeos explicativos de temas obstétricos diversificados, além de reuniões online voltadas para o debate e relatos de experiências entre gestantes e profissionais da saúde. Resultados: Foram colhidos resultados satisfatórios de que as técnicas educativas difundidas foram proveitosas e de suma importância na gestação, parto e puerpério das gestantes. Conclusão: Demonstra-se que são necessárias mais medidas educativas voltadas para esse âmbito, pois ainda há lacunas a serem preenchidas, como maior acesso à informação e mais apoio psicossocial para garantir que as gestantes vivenciem a maternidade de forma saudável, segura e com autonomia, para um melhor bem-estar da mãe e do bebê.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Revista de Medicina da UFC
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.