Inadequação do consumo alimentar de nutrientes antioxidantes em nefropatas crônicos em hemodiálise
DOI :
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2017v57n2p31-36Mots-clés :
Antioxidantes. Consumo de alimentos. Hemodiálise. Doença renal crônica.Résumé
INTRODUÇÃO: o consumo de nutrientes antioxidantes por pacientes em hemodiálise é importante, pois a doença renal pode desencadear desequilíbrio oxidativo decorrente da intensa produção de espécies reativas, falhas nos sistemas antioxidantes e retenção do soluto oxidado. OBJETIVO: avaliar a adequação do consumo alimentar de nutrientes antioxidantes por pacientes renais crônicos em hemodiálise. MÉTODOS: o estudo foi desenvolvido com pacientes em tratamento de hemodiálise, afiliados a duas clínicas especializadas em Fortaleza, Ceará, Brasil. Os dados foram coletados por meio de três recordatórios de 24h e tabulados no programa Excel 2007®. Foram realizadas análises qualitativa e quantitativa da ingestão de selênio, zinco, vitamina A, vitamina C e vitamina E. O estudo incluiu 26 homens e 18 mulheres entre 19 e 83 anos de idade. RESULTADOS: encontraram-se médias de ingestão abaixo da EAR (Estimated Average Requeriment) de zinco, vitamina A, C e E e prevalências de risco de inadequação superior a 50% para todos os micronutrientes analisados, exceto o selênio. A ingestão de vitamina E foi inferior a EAR em 100% dos pacientes. CONCLUSÃO: os pacientes renais crônicos em hemodiálise se encontravam com ingestão inadequada de micronutrientes antioxidantes, contribuindo para o aumento do estresse oxidativo.Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.