Gastrectomia vertical (Sleeve) em paciente pós-transplante hepático
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2021v61n1e60825p1-4Parole chiave:
Obesidade, Transplante de fígado, Fígado gordurosoAbstract
Objetivos: Descrever o primeiro caso de cirurgia bariátrica (Gastrectomia Vertical - Sleeve) em paciente submetido a transplante hepático, para tratamento de obesidade grau III e esteatose severa do enxerto no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC). Metodologia: Após a aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa do HUWC, foram coletados no prontuário os seguintes dados pré e pós-operatórios: peso, altura, índice de massa corpórea (IMC), ultrassonografia (USG) de abdome, transaminases, perfil lipídico e metabólico. Resultados: Paciente, feminino, 62 anos, pós-operatório de transplante hepático, foi submetida a gastrectomia vertical (Sleeve) em junho de 2019 para tratamento de obesidade grau III (IMC 40,1). Biópsia hepática pré-operatória evidenciou esteatose hepática macrovesicular grave com USG compatível com esteatose severa e exames de função hepática discretamente elevados. Evoluiu no pós-operatório sem intercorrências, recebendo alta no 2º pós-operatório (PO). Durante seguimento ambulatorial houve perda de 24 kg em 5 meses e USG de abdome de controle evidenciou esteatose hepática leve. Provas de função hepática, perfil lipídio e metabólico encontravam-se dento dos padrões da normalidade. Conclusões: A obesidade é uma causa importante de disfunção de enxerto ortotópico de fígado. A cirurgia bariátrica configura como terapêutica segura e eficaz no tratamento da obesidade e esteatose hepática grave.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.