Diagnóstico de Síndrome de Bernard-Soulier em uma paciente em uso de agonista da trombopoetina: relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e80805Parole chiave:
Síndrome de Bernard-Soulier, Trombopoetina, Citometria de fluxo, Púrpura Trombocitopênica IdiopáticaAbstract
Objetivos: Relatar o caso de uma paciente diagnosticada com Síndrome de Bernard-Soulier que apresentou resposta clínica com o uso de um agonista da trombopoetina. Metodologia: Foi obtido consentimento livre e esclarecido da paciente e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará para revisão do prontuário e fotografia de lâmina de sangue periférico. Resultados: Descreve-se o caso de uma paciente apresentando plaquetopenia e sangramentos recorrentes desde a infância, inicialmente diagnosticada como Púrpura Trombocitopênica Idiopática sem resposta aos tratamentos iniciais, exceto quando do uso de romiplostin. Por apresentar macroplaquetas, refratariedade terapêutica e história familiar de sangramento foi investigada para Síndrome de Bernard Soulier por citometria de fluxo, confirmando-se essa hipótese. O tratamento com agonista da trombopoetina foi mantido devido à resposta clínica apesar de seu uso nessa síndrome ter sido pouco investigado. Conclusão: O relato deste caso fornece subsídios para futuras investigações quanto a efetividade de agonistas da trombopoetina na Síndrome de Bernard-Soulier.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.