Telemedicina como protagonista na inserção de novas tecnologias em saúde
DOI:
https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e83335Parole chiave:
Telemedicina, Coronavírus, Tecnologia em saúdeAbstract
Introdução: A telemedicina amplia os atendimentos clínicos e possibilita ações educacionais e administrativas a partir da introdução dos meios de telecomunicação. Objetivos: Promover maior entendimento sobre o funcionamento da telemedicina, suas possibilidades e dificuldades de implementação, além de vantagens nas práticas de saúde advindas, especialmente, com a pandemia de COVID-19. Métodos: Foi feita revisão de literatura de 32 artigos publicados entre abril de 2018 e julho de 2022 acerca da telemedicina. Resultados e discussão: A telemedicina vem sendo estudada e implementada nos últimos anos. Há inúmeros benefícios, atingindo pacientes, profissionais e sistemas de saúde, mas também há diversos obstáculos para seu pleno funcionamento. Na pandemia, essa ferramenta passa a ser ainda mais requerida, devido aos riscos de contaminação em encontros presenciais, à diminuição da capacidade de trabalho e à superlotação em hospitais e instituições de saúde. Conclusão: Constatou-se que a telessaúde pode auxiliar na inclusão social no sistema de saúde, na autonomia de pacientes, no acesso à saúde, na continuidade do acompanhamento e na educação em saúde. Porém, há prejuízos no exame físico e na confidencialidade de informações, bem como há necessidade do manuseio de aparelhos tecnológicos. Portanto, mais estudos quanto ao tema são necessários para sua adequada implantação.
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista de Medicina da UFC
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Indicação de avaliadores (revisores): caso desejado, os autores podem sugerir de 1 a 3 especialistas para a revisão do manuscrito. O(s) revisor(es) deve(m) preencher os seguintes requisitos:
- ter nível de Especialização, Mestrado ou Doutorado no tema do manuscrito;
- não possuir conflito de interesses com os autores;
- não possuir vínculo com o trabalho submetido;
- o revisor sugerido pode ser um membro do corpo editorial ou não (revisor ad hoc);
Declaração
Transferência de Direitos Autorais
O(s) autor(es) vem por meio desta declarar que o artigo intitulado “TÍTULO DO ARTIGO” enviado para apreciação da comissão
editorial da Revista de Medicina da UFC é um trabalho original, que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, que seja no formato impresso ou no eletrônico.
O(s) autor(es) do manuscrito, acima citado, também declaram que:
-
Participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
-
O uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
-
A submissão do original enviada para a Revista de Medicina da UFC implica na transferência dos direitos de publicação impressa e digital.
A declaração original deve ser assinada, datada e encaminhada por e-mail: (revistademedicina@ufc.br).
Nota: Todas as pessoas relacionadas como autores devem assinar esta declaração. Não serão aceitas declarações assinadas por terceiros.