Simulação no ensino de estudantes e aperfeiçoamento de profissionais da saúde

Autores

  • Beatriz Amorim Beltrão Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/EBSERH), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)
  • Renan Magalhães Montenegro Júnior Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/EBSERH)

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2022v62supl1e78667p1

Palavras-chave:

Simulação, Educação Médica, Ensino

Resumo

A simulação realística figura entre as mais modernas e eficientes metodologias ativas de aprendizado de profissionais da saúde. Na UFC, a simulação já integra, há alguns anos, como estratégia utilizada para a formação de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem. Ambos os cursos dispõem de laboratórios e acervos próprios, voltados para o desenvolvimento de competências e habilidades inerentes à suas respectivas grades curriculares, possibilitando o ensino em ambientes seguros e controlados.

Biografia do Autor

Beatriz Amorim Beltrão, Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC/EBSERH), Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atuou como enfermeiro na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Walter Cantídio. Atualmente trabalha na Unidade de Gerenciamento de Atividades de Extensão, colaborando com a Gerência de Ensino e Pesquisa do Hospital Universitário Walter Cantídio. Tem experiência na área de Diagnósticos de Enfermagem e de Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de enfermagem, enfermagem, criança, cardiopatias congênitas e terapia intensiva.

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Publicado

2022-04-01