Técnicas educativas na assistência pré-natal humanizada

Autores

  • Mariana Souza Moraes Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Mineiros, Goiás, Brasil.
  • Samantha Ferreira da Costa Moreira Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Mineiros, Goiás, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20513/2447-6595.2024v64n1e80687

Palavras-chave:

Técnicas educativas, Gestantes, Pré-natal, Parto, Puerpério

Resumo

Introdução: O presente estudo foi realizado no intuito de difundir ferramentas socioeducativas que humanizem o parto e deem assistência de forma eficaz e educativa ao pré-natal de gestantes. Além disso, como ferramenta, foram apuradas as dúvidas, medos e anseios mais comuns que ocorrem no meio gestacional, sendo as pautas estudadas foram baseadas nesse contexto. Objetivo: análise dos dados para proporcionar ferramentas educativas para gestantes e puérperas de modo social e humanizado. Materiais e Métodos: O estudo foi conduzido de forma exploratória e qualitativa e foi desenvolvido com 13 gestantes no município de Mineiros – Goiás (GO), que participaram de forma ativa virtualmente. Foi aplicado um questionário para coleta de dados pessoais e foram enviados periodicamente às participantes vídeos explicativos de temas obstétricos diversificados, além de reuniões online voltadas para o debate e relatos de experiências entre gestantes e profissionais da saúde. Resultados: Foram colhidos resultados satisfatórios de que as técnicas educativas difundidas foram proveitosas e de suma importância na gestação, parto e puerpério das gestantes. Conclusão: Demonstra-se que são necessárias mais medidas educativas voltadas para esse âmbito, pois ainda há lacunas a serem preenchidas, como maior acesso à informação e mais apoio psicossocial para garantir que as gestantes vivenciem a maternidade de forma saudável, segura e com autonomia, para um melhor bem-estar da mãe e do bebê.

Downloads

Publicado

2024-09-13

Edição

Seção

RELATO DE EXPERIÊNCIA