Anúncios

REVISTA DE LETRAS – CHAMADA PARA 2023.2

Dossiê: Estudos da Lingua(gem)

Organização:

Profª. Raquel Maria da Silva Costa Furtado (CUNTINS/UFPA)

Profª.  Maria Elias Soares (UFC)

Profª. Maria Lucilena Gonzaga Costa Tavares (UFPA)

 

Considerando que a linguagem pode se manifestar de múltiplas formas pela língua e discurso, em textos verbais e não verbais, orais e escritos, propomos este dossiê temático sobre “Estudos da Lingua(gem)” partindo de diferentes enfoques e novas possibilidades de análise da língua.

Nosso objetivo é difundir e socializar resultados de pesquisas que conjugam estudos sobre as especificidades da língua(gem), em funcionamento na sociedade, em suas diversas maneiras de manifestação linguística, literária e discursiva, a partir da articulação de reflexões de natureza teórica e/ou aplicada, situadas histórica e culturalmente.

Por isso, este dossiê temático acolherá artigos - frutos de pesquisa empírica ou de revisão bibliográfica – sobre a lingua(gem) em seus diferentes níveis de produções, que buscam inter-relacionar de forma produtiva, estudos linguísticos e literários de diferentes vertentes epistemológicas, na construção de um dispositivo teórico-metodológico para descrição e análise de fenômenos da língua, buscando vislumbrar a relação entre história, ideologia, aspectos socioculturais e ensino, especialmente (mas não, exclusivamente) no contexto amazônico.

Portanto, buscamos compilar neste dossiê trabalhos com múltiplos olhares sobre a lingua(gem) que problematizem temas de relevância acadêmico-científica e educacional, bem como estejam alinhados à política editorial da revista.

Os manuscritos devem ser submetidos até 06 de outubro de 2023, seguindo as instruções disponíveis em http://periodicos.ufc.br/revletras/about/submissions .