Subjetividade nas Artes Marciais, Esportes de Combate e Luta

Primeiras aproximações de campo

Autores

Palavras-chave:

Artes Marciais, Esportes de combate, Masculinismo, Subjetividade, Sociologia do esporte

Resumo

O presente resumo pretende explanar as primeiras aproximações recolhidas no contexto de um trabalho metodologicamente qualitativo e etnográfico, em andamento há um ano e quatro meses, que visa estudar os processos de subjetivação dos praticantes de lutas que encontram-se na linha tênue entre o campo das artes marciais e dos esportes. Buscamos explorar questões que dizem respeito a problematização do subjetivo, da identidade e da individualidade de um corpo combatente marcado pelos signos da virilidade masculinista, gerando uma relação específica desses praticantes com as representações da luta, da guerra, da paz, do respeito e da honra na vida social humana; ao mesmo tempo que cria-se nesse círculo uma tendência contrária a uma violência explícita, que desenvolve o controle da agressividade e força bruta nas artes marciais e esportes de combate. Este projeto de pesquisa também alia suas análises a temas como a violência, agressividade, espírito guerreiro, e todo o universo simbólico e moral dos praticantes que desenvolvem um modo de se “tornar um homem”; buscamos investigar, portanto, a criação do “indivíduo praticante” e suas relações com a violência “moderada”, dentro do campo físico, moral e social dos esportes.

Biografia do Autor

Victória Nobre, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica de Ciências Sociais (Universidade Federal do Ceará), bacharelado noturno. Apresenta como temas de interesse a violência, marginalidade, desigualdade social, subjetividade, fenômenos urbanos, entre outros. Atualmente, é bolsista do CNPq (2022/2023) do projeto de pesquisa "Luta, Combate, Sociabilidade Guerreira e Virilidade nas artes marciais e nos esportes de combate" (UFC), orientado pelo professor Leonardo Damasceno de Sá.  

Leonardo Damasceno de Sá, Universidade Federal do Ceará

Sociólogo. Doutor em Sociologia (Universidade Federal do Ceará, 2010). Professor de Sociologia da Universidade Federal do Ceará, nordeste do Brasil. Pesquisa sobre conflitos sociais, relações de poder e regimes de violência. Agenda de pesquisa focada em mudança social no nordeste do Brasil. Juventude, crime e sociabilidade violenta. Gênero, racismo e violência letal. A formação dos policiais militares brasileiros. A inserção dos policiais militares brasileiros no campo da política. Governamentalidade e análise de conflitos socioambientais. Universidade, ciência, tecnologia e inovação nas políticas públicas. Pesquisa qualitativa e etnografia. Fundamentos teóricos de questões relacionadas à agência subjetiva, moralidade e redes sociais. Complexidade e teoria da multiplicidade.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 7 - VIOLÊNCIA, PODER E SUBJETIVIDADE