Jogos entre o inteligível e o sensível
Uma abordagem tensiva sobre a afetividade em sistemas lúdicos
Palavras-chave:
semiótica, tensividade, jogos, enunciação, lúdico.Resumo
Não é difícil reconhecer a capacidade de os jogos provocarem nos jogadores afetos e emoções – motivo pelo qual, acredita-se, estão amplamente difundidos em nossa cultura. Nessa direção, este trabalho visa apresentar considerações acerca dos jogos, os efeitos afetivos que produzem e o seu modo de produção, entre as quais, destaca-se o modo como a afetividade é construída no e pelo jogo. Este trabalho é parte de uma tese em andamento, de ordem qualitativa e orientada metodologicamente pelo modelo hipotético-dedutivo. A discussão que propomos é fundada sobre o campo da semiótica francesa, especialmente no tocante ao tópico da tensividade, proposta por Zibelberg e outros colaboradores. Desse modo, via semiótica tensiva, é possível cifrar articulação da afetividade por um destinador, pressuposto pelo jogo, capaz de manipular programas narrativos e percursos afetivos por que o jogador passa jogando. Portanto, é possível propor uma espécie de sistema programador de afetos sentidos em um jogo.