A importância da gestão documental para a qualidade das informações empresariais

Autores

Palavras-chave:

Gestão documental - Planejamento. Informações empresariais. Documentos - Tabela de Temporalidade. Plano de Classificação.

Resumo

A quantidade exponencial de informações disponibilizadas, com as novas tecnologias da informação, interfere diretamente no planejamento estratégico das empresas, que necessitam reavaliar e repensar seus mecanismos para tratar e qualificar o volume de informações cada vez maior. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância da gestão documental para a qualificação no tratamento das informações empresariais contidas nos mais diversos suportes. Apresenta discussões sobre a Gestão Documental e sua contribuição para o aumento da qualidade, da eficiência dos documentos, serviços e produtos no contexto empresarial. Através de um levantamento bibliográfico e documental, pretende-se analisar os tipos de políticas de informação e a gestão de documentos aliadas as funções arquivísticas e sua importância para a qualificação do gerenciamento das informações externa e internas na área empresarial. Os resultados iniciais expõem que uma boa gestão de documental é um grande desafio estratégico e o principal diferencial quando a empresa busca bons resultados em seus processos internos. Espera-se com os resultados evidenciar que a qualificação das informações colaborará para evitar redundâncias de dados, agilizando o fluxo informacional, minimizando custos com o armazenamento de informações inúteis, reduzindo o grau de incertezas para o processo decisório, especialmente em nível estratégico.

Biografia do Autor

Katiuscia de Sousa Dias, UFC

Coordenadora de Bibliotecas no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac/ CE. Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É integrante do Grupo de Pesquisa Competência e Mediação em Ambientes de Informação (CMAI) da Universidade Federal do Ceará onde desenvolve pesquisas ligadas à Competência em Informação. Áreas de interesse: Competência em informação na Educação Profissional, Gestão em unidades de informação, Bibliotecas Profissionalizantes, Mediação da informação.

Maralyza Pinheiro Martins

Mestranda em Ciência da Informação pela UFSCar. Especialista em Tecnologia da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2014). Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Está como Oficial do Comando da Aeronáutica-COMAER, trabalhando no Instituto de Pesquisa e Testes em Voo - IPEV, na área de Gestão do Conhecimento e como bibliotecário na Flight Test Training School - EFF. 

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 11 - CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, MUSEOLOGIA