O ensino do Black English

Um caminho para o reconhecimento da diversidade linguística

Autores

  • Marcos Paulo Ribeiro Ribeiro Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Black English. Diversidade Linguística. BNCC.

Resumo

O presente trabalho é de caráter documental e tem como objetivo relatar as experiências decorrentes de um percurso de atividades, cujo tema central foi o Black English, realizadas em uma turma de língua inglesa em uma escola de idiomas da rede privada de Fortaleza. A elaboração de repertório linguístico que pretende valorizar o uso híbrido da língua é característica prevista nos documentos curriculares oficiais, além da necessidade de compreender as manifestações linguísticas oriundas de grupos sociais distintos e os temas transversais que delas emanam. Foi possível observar que trabalhar o Black English em sala de aula é algo eficaz para promover o reconhecimento da diversidade linguística corroborando assim com o cumprimento efetivo dos objetivos elencados pelos documentos oficiais, mencionados anteriormente.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Edição

Seção

GT 6 - RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA