Grupos de Trabalho

EMENTAS DOS GRUPOS DE TRABALHO

XV SEMANA DE HUMANIDADES

 

1 - GRUPO DE TRABALHO: PESQUISAS EM LÍNGUA INGLESA E SUAS LITERATURAS

PROPONENTES: Prof.º Francisco Elton Martins de Souza e Prof.ª Diana Costa Fortier Silva do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará (DELILT/UFC).
Contato: eltonuece@gmail.com / fortier.diana@ufc.br 

EMENTA: O objetivo deste grupo de trabalho é reunir propostas de pesquisas, pesquisas em andamento ou pesquisas concluídas por estudantes de graduação ou pós-graduação, na área de Língua Inglesa e suas Literaturas, preferencialmente escritas em inglês e a serem apresentadas nesta mesma língua. Este grupo se justifica pelo fato de a área de língua inglesa e suas literaturas fazer parte do escopo das Humanidades, foco do evento XV Semana de Humanidades, e também pela necessidade de agregar as produções dos estudantes dos cursos de Letras (diurno e noturno) da UFC, com habilitação em língua inglesa, que, muitas vezes, são produções escritas inteiramente em inglês e que encontram dificuldades de aceitação em eventos que abranjam o público da graduação. Serão aceitos resumos de trabalhos dentro das seguintes temáticas: Ensino-Aprendizagem de Língua Inglesa, Estudos Gramaticais em Língua Inglesa, Fonética e Fonologia da Língua Inglesa, Semântica e Pragmática da Língua Inglesa, Análise de Discurso em Língua Inglesa, Aquisição de Inglês como L2, Processamento da Linguagem de Bilíngues e Multilíngues, Variação Linguística em Língua Inglesa, Inglês como Língua Franca, Inglês para Fins Específicos, Literaturas Clássicas em Língua Inglesa, Literaturas Contemporâneas em Língua Inglesa, Tradução no Par Linguístico Inglês-Português, Tradução Literária no Par Linguístico Inglês-Português, Linguística e Tradução, Tradução Comentada, Tradução Intersemiótica, Tradução e Adaptação, Tradução Simultânea, Tradução e Ensino de Língua Inglesa, Tradução Audiovisual, Formação de Tradutores, Formação de Professores de Língua Inglesa, Revisão de Textos em Língua Inglesa, Outros Estudos e Pesquisas em Língua Inglesa e suas Literaturas.

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2 - GRUPO DE TRABALHO: DESAFIOS DA ESCRITA ACADÊMICA E DO FAZER PESQUISA NAS CIÊNCIAS HUMANAS

PROPONENTES: Prof.ª Marcelle Jacinto da Silva do Departamento de Ciências Sociais da UFC (DCS/UFC) e Daniele Ribeiro Alves doutoranda da Pós-Graduação em Sociologia da UFC.
Contato: marcelle.silva.cs@gmail.com  

EMENTA: A escrita acadêmica não é apenas uma habilidade expressiva, mas um processo criativo que deve ser permanentemente repensado, tendo em vista que se trata de uma das principais atividades que mobilizamos como membros de uma comunidade científica. Escrever, portanto, é um processo que envolve rascunhos sucessivos, sendo uma “obra inacabada” que suscita novas possibilidades investigativas. O fazer pesquisa e entendermo-nos como elemento-chave em nossos campos de investigação é uma outra habilidade que, como pesquisadores/as na área qualitativa, precisamos nos atentar: somos um corpo em campo, que impacta e que é impactado, atravessados/as pelo que somos e por narrativas trazidas por nossas pesquisas. É pensando na centralidade da escrita e do fazer pesquisa qualitativa em ciências humanas que convidamos pesquisadores/as a partilhar reflexões em andamento. Serão acolhidas propostas atentas aos: 1) impasses na escolha e aplicação de procedimentos metodológicos e 2) processos auto reflexivos sobre autoria e comunicação acadêmica, centralizando nos entraves da escrita e do fazer pesquisa em ciências humanas, tendo em vista que nossas trajetórias não são lineares, por vezes, defrontamo-nos com obstáculos intransponíveis, e nem sempre o processo de escrita e pesquisa ocorrem da forma como planejamos, ainda que tenhamos um cronograma de trabalho delimitado e estejamos, de alguma maneira, engajadas/os em nossos respectivos universos empíricos. Esse GT busca também, nesse sentido, lançar luz sobre o que pode-se entender como os bastidores da pesquisa, e nosso público-alvo são estudantes, da graduação e pós-graduação, que estão com dificuldade na construção da parte metodológica das suas respectivas pesquisas e que objetivam problematizar seu lugar social no âmbito de própria produção, já que como docentes, observamos que esta se trata de uma das etapas mais problemáticas no âmbito da investigação científica.

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3 - GRUPO DE TRABALHO: SEMIÓTICA DISCURSIVA

PROPONENTES: Prof.ª Carolina Lindenberg Lemos do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/UFC) e Vinícius Façanha Câmara de Sousa mestrando da Pós-Graduação em Linguística da UFC.
Contato: carolina.lemos@ufc.br / vfacanha99@gmail.com 

EMENTA: “Quem diz esperança, diz espera”, é como Greimas, em Da imperfeição (2002, p. 94), inicia a resposta à questão sobre a possibilidade de “uma sintaxe da vida aceitável''. O que o fundador da semiótica discursiva coloca em jogo é o processo de “dessemantização” da vida operado pelo cotidiano e a necessidade de retomada do sentido. Tomando o tema da XV Semana de Humanidades, “Sonhar é humanas: (re)existências no mundo contemporâneo”, é possível ver no sonho a manutenção da esperança. E por que não entender a espera, nesse sentido, não como um sinônimo de inação, mas, em oposição à desistência, como uma possível realização da resistência? Em semiótica, resistir ativamente é se colocar em posição de /querer-não-fazer/ em conflito com um /dever-fazer/. Não é isso que, em alguma medida, representam nossas esperas dos últimos tempos? Opor-se, por meio da arte e da ciência (enfim, das humanidades), a uma axiologia que invalida o conhecimento e as agruras da pandemia tem sido esperar, entre outras coisas, pela retomada de momentos de partilha e formação como esse. Nesse sentido, o GT em semiótica discursiva, disciplina que permite a análise dos discursos que permeiam nossa vida social, tem como objetivo propor um espaço de troca das pesquisas que vêm sendo feitas em diferentes cursos e PPGs da UFC. Essa é então uma relevante oportunidade de contato entre estudantes e pesquisadores com diferentes interesses e bagagens. Retomando as reflexões de Greimas, é o evento estético um dos caminhos de ressemantização da vida cotidiana. Ao mesmo tempo, não podemos ignorar a capacidade do fazer científico nesse processo de retomada do sentido das práticas corriqueiras. Assim, propomos como temas a serem abordados: (1) a significação nos textos artísticos, em suas diferentes expressões (literatura, cinema, fotografia, canção...) e (2) a análise dos discursos que circulam no cotidiano (publicidades, jogos, memes...) e dos valores veiculados por eles.

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4 - GRUPO DE TRABALHO: “ÁFRICA E DIÁSPORA: PESQUISA E PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO”

PROPONENTES: Prof.º Franck Pierre Gilbert Ribard do Departamento de História (DH/UFC) e Marcelle Danielle de Carvalho Braga doutoranda da Pós-Graduação em História da UFC.
Contato: franckribard@hotmail.com / marcelledcbraga@gmail.com 

EMENTA: As pesquisas acadêmicas desenvolvidas nas universidades brasileiras focadas no continente africano têm ganhado força nos últimos anos, principalmente a partir das Leis N° 10639/03 e da N° 11645/08. Esse Grupo de trabalho, organizado por membros do Grupo de pesquisa Caldeirão: confluências contracoloniais (História/UFC), tem por objetivo convergir intelectuais de diversas áreas que pesquisam África e a diáspora, proporcionando um espaço de debate multidisciplinar, com a troca de conhecimento e de experiências. Dessa forma, cabe pensar pesquisas que tematizam ensino e currículo, política, economia, migração e outros, para a África e a diáspora negra.

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5 - GRUPO DE TRABALHO: A HISTÓRIA NO LABIRINTO DAS FONTES: POR UMA REFLEXÃO SOBRE AS ENCRUZILHADAS DO ARQUIVO

PROPONENTES: Prof.º Jailson Pereira da Silva do Departamento de História (DH/UFC) e Diego Belfante discente da Pós-Graduação em História da UFC.
Contato: jailsonsilva@ufc.br

EMENTA: Na década de 1970 os historiadores Jacques Le Goff e Pierre Nora organizaram uma coletânea de textos sobre o “Fazer (d)a História”. No Brasil, os textos foram agrupados em três volumes dedicados aos “Problemas”, “Objetos” e “Abordagens” da História. Já há muito se fala que naquela coleção falta um volume dedicado às “Fontes” ou aos “Documentos” da História. Mais recentemente, se fala também que não foi, naqueles modos, organizado um volume dedicado à questão do “Tempo”, no fazer da História. Nesse sentido, essa proposta de Grupo de Trabalho (GT) tem como objetivo ser um espaço para a realização de reflexões sobre as fontes para História com enfoque nos usos, estatutos, suportes e particularidades dos documentos. Sabendo que o documento é uma encruzilhada incontornável nos labirintos de Clio, queremos pensar novas e velhas fontes para o fazer da História, diante da Era do Digital, incorporando debates, por exemplo, sobre ganhos e perdas com a digitalização de documentos e arquivos. Juntar estudantes e pesquisadores interessados em problematizar o papel das fontes e arquivos no fazer da História é, enfim, o objetivo central dessa proposta de GT.

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6 - GRUPO DE TRABALHO: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA INGLESA

PROPONENTES: Prof.ª Andreia Turolo, Prof.º Diego Azevedo e Prof.º Fabio Nunes do Departamento de Estudos da Língua Inglesa, suas Literaturas e Tradução da Universidade Federal do Ceará (DELILT/UFC).
Contato: andreiaturolo@ufc.br / diegonapoleao@gmail.com / fabionunes77@gmail.com 

EMENTA: Este GT tem como objetivo reunir estudos que se debruçam sobre a construção das identidades docentes pré-serviço, principalmente durante o Estágio Supervisionado, conforme estudantes das licenciaturas em Letras – Língua Inglesa observam aulas, desenvolvem planejamentos de aulas e ações de intervenção, e realizam regências de aulas de modo supervisionado. Com a hipótese de que, a partir de um estudo sistemático descritivo, reflexivo e crítico acerca da relação teoria-prática de ensino aprendizagem de línguas estrangeiras na escola básica e em cursos livres de idiomas, promovemos o desenvolvimento do perfil de professores mais autoconscientes e mais autônomos para o exercício da docência no mundo que sonhamos construir. Espera-se que, ao abrirmos espaço para a divulgação e compartilhamento de relatos de experiência vivenciadas pelos nossos alunos de línguas estrangeiras, possamos compreender melhor os desafios e as conquistas dos Cursos de Licenciatura em Letras – Língua Estrangeira da UFC.

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7 - GRUPO DE TRABALHO: VIOLÊNCIA, PODER E SUBJETIVIDADE

PROPONENTES: Prof.º Luiz Fábio S. Paiva do Departamento de Ciências Sociais (DCS/UFC) e Prof.º João Paulo P. Barros do Departamento de Psicologia (DP/UFC).
Contato: luizfabiopaiva@gmail.com / jppbarros@yahoo.com.br 

EMENTA: O grupo de trabalho busca reunir trabalhos de pesquisa sobre a área de estudos da violência, com diferentes enfoques sobre experiências de pessoas e grupos. Objetiva ainda entender causalidades e efeitos de diferentes formas de violência física e psicológica cujos desdobramentos envolvem questões de classe, gênero e raça. Interessa ainda os desdobramentos de violências em dinâmicas criminais e estratégias de segurança pública para o enfrentamento dessas práticas. O grupo, também, objetiva articular discussões sobre representações e narrativas da violência em diferentes instâncias de comunicação e literatura, discutindo como os fenômenos da violência povoam a subjetividade de múltiplos grupos sociais. Por fim, estudos sobre as relações de poder e conflitos sociais agregam aos interesses do grupo para pensar de maneira abrangente fenômenos estruturantes da maneira como as pessoas vivem e se relacionam em sociedade.

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8 - GRUPO DE TRABALHO: SOCIOLOGIA DAS PRODUÇÕES DA CULTURA

PROPONENTES: Prof.ª Mariana Barreto do Departamento de Ciências Sociais (DCS/UFC), Laís Cordeiro e Lorena Santos doutorandas da Pós-Graduação em Sociologia da UFC.
Contato: barretomariana2016@gmail.com

EMENTA: O Grupo de Trabalho receberá inscrições para apresentações de trabalhos sobre produções e consumos de produtos culturais, sobre as inscrições das práticas culturais num quadro teórico, empírico e metodológico ampliado, de modo a contemplar pesquisas dedicadas aos estudos das indústrias culturais, dos processos de institucionalização e rotinizações das profissões culturais. Estudos sobre obras de arte, música, literatura, televisão, cinema, etc., isto é, pesquisas dedicadas à compreensão da força simbólica dos fenômenos culturais, serão bem-vindos.

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9 - GRUPOS DE TRABALHO: ENSINO DE LÍNGUAS E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA UFC

PROPONENTES: Prof.ª Maria Elias Soares do Departamento de Letras Vernáculas (DLV/UFC) e Prof.º Ruy Ferreira Lima da Casa de Cultura Francesa (CCF/UFC).
Contato: melias@ufc.br / ruyflima@gmail.com 

EMENTA: A internacionalização da educação é considerada prioridade pelas Instituições de Ensino Superior (IES), porém, para que isso se efetue, certos critérios devem ser considerados. Na Universidade Federal do Ceará (UFC), a preocupação com a internacionalização sempre esteve presente, desde sua criação, como se pode constatar em seu lema “O universal pelo regional”. A instituição procura focar seu engajamento na resposta às questões locais, sem abandonar a natureza universal de sua produção. O Grupo de Trabalho (GT) “Ensino de Línguas e o Processo de Internacionalização na UFC” tem a finalidade de discutir políticas linguísticas e ações de ensino de línguas estrangeiras e português para estrangeiros desenvolvidas no âmbito da UFC, centrando-se naquelas ações oriundas do Centro de Humanidades, por reunir os Departamentos responsáveis pelo ensino de línguas e as Casas de Cultura Estrangeira. Entendendo que o processo de internacionalização demanda o domínio de outras línguas, além da materna, a UFC desenvolve ações de política linguística para fomentar o ensino de línguas como meio de favorecer a inserção internacional da universidade. Nesse contexto, para a UFC, a internacionalização não é uma opção, é uma missão e concerne à busca pela troca de experiência do aprendizado e à geração de conhecimento via intercâmbio com centros localizados no exterior com reconhecido prestígio científico e histórico no contexto acadêmico. Assim, este GT abre espaço para a socialização de investigações e reflexões acerca do Ensino de Línguas para Fins Específicos, Ensino e Aprendizagem de Línguas, Políticas Linguísticas e Tradução.

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10 - GRUPO DE TRABALHO: SAÚDE MENTAL PÓS PANDEMIA

PROPONENTES: Prof.ª Raquel Nascimento Coelho, Prof.ª Natália Lopes Braga e Prof.º Cássio Adriano Braz de Aquino do Departamento de Psicologia da UFC (DP/UFC).
Contato: raquelcoelho@ufc.br / nataliabraga1@gmail.com / brazaquino@ufc.br 

EMENTA: A pandemia de COVID-19 tem trazido uma série de impactos biopsicossociais em nosso contexto. Em especial, os efeitos na saúde mental da população têm sido tema de muita preocupação e estudos, tendo em vista que uma saúde mental debilitada ou deteriorada tem o potencial de perdurar em médio e longo prazo, principalmente se o sofrimento e adoecimento psíquicos não forem reconhecidos e devidamente tratados. Outrossim, quando situamos a compreensão sobre a saúde mental em um contexto onde imperam os paradigmas neoliberais que têm na precarização, flexibilização, individualismo e desumanização seus elementos característicos, os efeitos deletérios da pandemia sobre a saúde psíquica se intensificam ainda mais. O presente Grupo de trabalho tem como objetivo discutir sobre as repercussões do contexto pandêmico de COVID-19 na saúde mental da população, bem como compartilhar propostas de intervenção em promoção, prevenção, assistência e reabilitação no âmbito da saúde mental e as interfaces com o trabalho. Nesse sentido, o GT “Saúde Mental Pós Pandemia” está aberto a receber propostas de trabalhos de investigação e relatos de ações de extensão que tenham como foco principal a saúde mental e o trabalho. Sugestões de possíveis temáticas: apresentação de evidências de sofrimento e adoecimento psíquico decorrentes ou intensificadas no contexto pandêmico especialmente relacionados ao mundo laboral; estudos sobre grupos de trabalhadores mais vulneráveis e afetados pela crise pandêmica como jovens, idosos, mulheres, trabalhadores sem proteção social, migrantes, pessoas com problemas de saúde prévios, entre outros; ações de proteção e promoção de saúde mental que surgem em decorrência dos efeitos da pandemia de COVID-19; relatos de serviços de assistência e reabilitação prestados aos mais diversos públicos em suas interfaces com o mundo do trabalho.

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11 - GRUPO DE TRABALHO: CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, BIBLIOTECONOMIA, ARQUIVOLOGIA, MUSEOLOGIA E INTERDISCIPLINARIDADE

PROPONENTES: Prof.º Osvaldo de Souza e Prof.º Arnoldo Nunes da Silva do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (DCINF/UFC).
Contato: osvaldo@ufc.br / arnoldonunes@gmail.com

EMENTA: Estudos históricos e epistemológicos e pragmáticos da Área de Ciência da Informação (CI) e suas subáreas: Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e interdisciplinaridades. A justificativa de criação deste GT-CINF, advém da necessidade de publicizar as pesquisas e trabalhos concebidos no âmbito da CI, como grande área de conhecimento e suas subáreas, bem como evidenciar a interdisciplinaridade com outros domínios como a computação e a informática. Objetivo da proposta do GT-CINF é evidenciar a produção científica do DCINF/UFC. A relevância da proposta deste grupo é provocar debates sobre as temáticas estudadas na CI de modo geral e sua interdisciplinaridade, bem como a necessidade de concretizar aproximações de estudos entre as áreas do Centro de Humanidades. As temáticas que serão abordadas nos trabalhos submetidos ao GT-CINF dizem respeito a representação, organização, mediação, disseminação, gestão e recuperação da informação e do conhecimento nas suas dimensões epistemológicas, pragmáticas, sociais, culturais, comunicação científica e terminológicas, em unidades de documentação analógicas ou digitais como: bibliotecas, arquivos, museus, e congêneres, incluindo o uso das tecnologias digitais de informação e de comunicação (TDICS).